1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos 25a31 agosto (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 27 de outubro e 2 de novembro (ver quadro), verificamos uma melhoria das condições climáticas relativamente à semana anterior (exceção causada por vagas de calor provenientes de leste – Norte de África). Nesta semana voltámos ao tempo nublado e chuvoso e as temperaturas continuam a baixar paulatinamente.

Continuamos com instabilidade nas condições climáticas (a alternância tem sido semanal), mas regas deverão ser reduzidas, uma vez que os índices de precipitação voltaram a ser significativos. A aplicação de produtos fitofarmacêuticos deverão apenas ser agendadas para os dias com previsão de ausência de precipitação, com especial atenção também, à velocidade do vento.  Nos locais em que os valores registados da precipitação (P) sejam superiores aos da Evapotranspiração potencial (ETP), as regas podem ser suspensas.

Nas previsões climáticas para a próxima semana (até 12 de novembro), é esperadas a continuidade de nebulosidade em toda a Região e a ocorrência de alguma precipitação, com mais intensidade nas costas viradas a norte. As temperaturas médias continuarão a cair de forma gradual. A existência de chuvas outonais, alternando com dias de sol (humidade relativa alta), proporciona condições ótimas para o aparecimento de fungos.

Uma chamada de atenção aos produtores de maracujá para fazerem a monitorização de forma constante a esta cultura, por forma a detetar precocemente sinais e/ou sintomas de pragas e doenças, que eventualmente possam surgir.

Maracujazeiro (Passiflora L)

maracujazeiro 1 flor e fruto
Maracujazeiro - flor e frutos

Passiflora é um género botânico de cerca de 500 espécies de plantas, pertencente à família Passifloraceae. São, em sua maioria, trepadeiras, algumas são arbustos, e outras (poucas) espécies são herbáceas e são mais conhecidas pelo seu fruto, o maracujá.

Nesta época do ano é conveniente realizar tratamentos preventivos para combater alguns fungos, nomeadamente, a antracnose, utilizando sulfato de cobre (calda bordalesa), ou ainda, utilizando um produto fitossanitário designado comercialmente por Ortiva (substância ativa: azoxistrobina) que também previne, em simultâneo, a septoriose (mal das folhas – lesões necróticas no limbo foliar).

maracujazeiro 2.1 sintomas antracnose maracujazeiro 2 sintomas antracnose
Sintomas de antracnose    

Ao aplicarmos calda bordalesa para combater a antracnose, estamos também a prevenir o aparecimento de outras doenças tais como:

• Tombamento ou “damping off” (causado pelos fungos Rhyzoctonia, Fusarium e Phytophthora);

maracujazeiro 3 sintomas septoriose
Sintomas de septoriose 
maracujazeiro 4 sintomas podridao do colo A necrose do colo B
Plantas com sintomas da podridão do colo (A) e necrose do colo (B), causados por Fusarium solani.

 

 

previsoes meteorologicas 1a10 setembro (NOTA)

 

• Verrugose ou cladosporiose (causada pelo fungo Cladosporium herbarum);

maracujazeiro 5 sintomas verrugose
Sintomas de verrugose

• Alternariose (causado por fungos do género Alternaria)

maracujazeiro alternariose
Frutos e folhas com sintomas de alternariose

Na presença de ácaros (Tetranychus sp), aplicar Thiovit Jet (enxofre), 2,5 Kg/ha; Volume de calda: 1000L/ha; Máximo 4 aplicações/ano (10-14 dias de intervalo) com 1 dia de intervalo de segurança.

maracujazeiro 7 acaros maracujazeiro 7.1 acaros
Presença de ácaros vermelhos em folhas de maracujazeiro  

 

Sabedoria popular

• Cava fundo em novembro para plantares em janeiro;

• No dia de São Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho;

• Pelo São Martinho, semeia o teu cebolinho;

• Se queres pasmar teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo São Martinho.

 

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.