1 1 1 1 1

Com peros à mesa, a sua saúde terá mais riqueza

Tão certo como o ditado madeirense “com peros à mesa, a sua saúde terá mais riqueza”, são os benefícios da maçã (onde incluímos o pero), na prevenção de alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares, diabetes e asma.

Este efeito protetor deve-se sobretudo às suas propriedades antioxidantes, que, em 100 gramas, é equivalente a 1 500mg de vitamina C, um valor elevado.

Na realidade, as maçãs não contêm essa quantidade de vitamina C, mas esse valor deve-se à sinergia entre os diversos compostos fenólicos e flavonoides existentes. A maior concentração destes compostos encontra-se na casca, daí a casca ter cinco vezes mais atividade antioxidante que a polpa. Quando a produção é feita de forma natural e livre de pesticidas só há vantagens ao consumir a casca! Basta apenas lavar convenientemente e o pero fica pronto a consumir.

Quanto ao conteúdo mineral destes frutos, destaca-se o potássio, fundamental para o bom funcionamento das células, impulso nervoso e sistema muscular. O consumo de 100 gramas contribui com 7% da dose diária recomendada de potássio.

A água (83%) é o nutriente existente em maior quantidade, seguido por hidratos de carbono simples (13%). É praticamente isento de gordura e proteína.

Este fruto também é fonte de fibras alimentares. A sua casca apresenta fibra insolúvel, que ajuda a aumentar o conteúdo fecal e a garantir a expulsão das fezes. A polpa do fruto contém sobretudo fibras do tipo solúvel, como a pectina, que atrasa o esvaziamento gástrico e impede que o açúcar naturalmente presente no fruto seja absorvido rapidamente, permitindo assim um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue. Este fenómeno ajuda também na regulação do apetite e na diminuição dos níveis de colesterol.

As fibras solúveis, quando permanecem durante muito tempo no intestino, são fermentescíveis, por esse motivo, alguns indivíduos queixam-se de flatulência. Uma forma de evitar este sintoma é incluir na sua alimentação uma boa ingestão de fibras insolúveis (existentes, por exemplo, nos hortícolas e cereais integrais) e garantir um bom consumo de água.

peros a mesa informacao nutricional

 

peros a mesa DICAs 1 O pero tem elevada durabilidade e versatilidade. Pode ser consumido cru, cozido, assado, desidratado, em forma de sumo, bebida fermentada, doce, biscoitos e sobremesas, entre outros.

Eis uma sugestão para o seu aproveitamento e consumo:

Bolo de pero

Ingredientes

• 2 chávenas de farinha

• 1 chávena de açúcar

• 1 chávena de azeite

• 3 ovos

• 2 colheres de chá de soda

• 1 colher de sopa de canela moída

• 1 colher de chá de noz moscada moída

• Raspa de 1 limão

• 7 peros

• Opcional: nozes e passas qb

Preparação

1. Lavar e raspar os peros com ou sem casca;

2. Misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogénea;

3. Untar uma forma redonda com buraco no meio, com azeite e farinha;

4. Verter o preparado na forma e levar ao forno pré-aquecido a temperatura média durante 1 hora.

*O cálculo relativo à dose diária recomendada de micronutrimentos foi efetuada com base nos valores de referência para a rotulagem nutricional dos géneros alimentícios.

Referências:

Boyer J, Liu RH. Apple phytochemicals and their health benefits. Nutrition Journal. 2004;

Tabela de composição de alimentos; Lisboa, Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2019.

Ana Rodrigues, Nutricionista
NO 00557N

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.