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“As uvas vão além do fazer vinho”

uvas DICAs 1 Entre agosto e setembro, um pouco por toda a Região, facilmente se reconhece o cheiro que emana das uvas em plena época da vindima, mas este ano, em que, por conta da pandemia Covid-19, muitas das celebrações habituais foram canceladas, honrar-se-á a uva, falando dela na sua forma natural e mais saudável de ser consumida!

Em geral, a uva é rica em água e açúcar, contendo, por cada 100 gramas, 78,9 gramas de água e 18,6 gramas de hidratos de carbono (açúcares). Em relação ao conteúdo em vitaminas e minerais*, destaca-se o teor de potássio. Na forma desidratada (uva passa), torna-se mais concentrada em nutrientes, destacando-se os hidratos de carbono (67 gramas por 100 gramas), calorias (265 kcal por 100 gramas de passas versus 77 kcal por 100 gramas de uva fresca) e fibra (6,1 gramas por 100 gramas de passas versus 0,9 gramas por 100 gramas de uva fresca). Alerta-se para o teor de sulfitos nas uvas passas embaladas, que, em pessoas mais suscetíveis a este conservante, pode provocar reações adversas, como dores de cabeça, enxaqueca, dores abdominais, náuseas, vómitos ou diarreia.

A uva é também rica em fitoquímicos e destaca-se dos demais frutos em termos de benefícios para a saúde no seu teor de resveratrol, um polifenol com propriedades antioxidantes e que se encontra especialmente na pele e grainhas (está também presente em alimentos como frutos vermelhos e cacau). O seu efeito antioxidante tem sido alvo de muitos estudos nos últimos anos, realçando-se efeitos como cardioprotetor, anti-inflamatório, neuroprotetor e anticancerígeno.

Quanto ao consumo propriamente dito, as uvas apresentam uma elevada versatilidade: ao natural, em salada de fruta, em batidos, em compota, em gelados, com cereais de pequeno-almoço, em espetadas de fruta ou mistas, etc.

Como escolher e conservar as uvas?

- Os cachos devem ser firmes e o pedúnculo deve estar verde; os bagos devem ser doces e, se estiverem mirrados, é sinal de que a uva já não é completamente fresca;

- Conservar à temperatura ambiente, em local fresco, ou no frigorífico (pode durar várias semanas);

- Podem ser congeladas para posterior utilização, embora percam as características físicas originais, em batidos, compotas, sumos.

 

Receita

uvas DICAs receita

(Foto retirada de http://clinicaromano.com.br/receitas)

Ingredientes

- Bagos de uva grandes, sem semente;

- Iogurte espesso, tipo grego ou proteico sem açúcar, natural ou com aroma;

- Sementes (chia, gergelim);

- Oleaginosos (amêndoa moída ;ou picada) ou raspas de chocolate preto mais de 75 % cacau;

- Palitos.

Modo de preparação

Coloque o iogurte e as sementes (ou oleaginosos ou raspas de chocolate) em recipientes separados. Espete cada uva com um palito. Uma a uma, passe primeiro no iogurte e depois nas sementes (ou oleaginosas ou raspa de chocolate).

Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve ao congelador e deixe por cerca de 90 minutos.

Retire apenas na hora de servir.

Utilizando por base esta receita, pode variar muitas combinações.

* Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.


Sandra Anjos
Nutricionista (0721 N)
SESARAM, EPE
Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura

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