1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos 21a27julho (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 21 e 27 de julho (ver quadro), os valores de precipitação são extremamente baixos ou até nulos, com exceção das Achadas da Cruz. Quanto às temperaturas, verifica-se que continuam acima da média, pelo que as regas terão de ser acauteladas e com maior frequência. Quer as regas quer a eventual aplicação de produtos fitofarmacêuticos, deverão sempre ser efetuadas nas horas de menor calor.

Nas previsões climáticas para a próxima semana (até 06 de agosto), verifica-se o aparecimento de alguma nebulosidade em toda a Região e níveis de precipitação pouco significativos, que, a acontecer, será apenas a norte da Região.

Thrips - hercinothrips bicinctus

foto1 trips adulto
Foto 1 - Trips adulto 

Os insetos da ordem Thysanoptera (do grego thysanos = franja, pteron = asa) são popularmente conhecidos como trips, que significa “verme da madeira”, uma vez que diversas espécies vivem em madeira morta e alimentam-se de fungos.

Os trips são insetos diminutos e apresentam coloração variável, sendo mais claros na fase jovens e mais escuros quando adultos. O formato da cabeça é quadrangular e os adultos apresentam dois pares de asas estreitas e com franjas, o que facilita a identificação desses insetos (foto 1). Possuem aparelho bucal do tipo raspador.

Alguns trips alimentam-se somente de outros insetos e ácaros, entretanto, a maioria é fitófaga, isto é, alimenta-se de plantas. Os trips são encontrados dentro de folhas enroladas ou na superfície inferior destas ou nos frutos

São pragas importantes em diversas culturas e, quando presentes em grandes populações, causam danos consideráveis às plantas. Plantas atacadas pelos trips ficam com coloração prateada, as folhas ficam retorcidas e caem prematuramente. Além do dano direto que provocam pela alimentação, os trips também podem transmitir vírus para as plantas, o que causa, muitas vezes, a sua morte.

foto2.1 sinais sintomas de trips em banana foto2.2 sinais sintomas de trips em banana
Foto 2 – Sinais/sintomas de trips em banana
 

previsoes meteorologicas 28julho a 06agosto (NOTA)

foto3 ciclo de vida do trips
Foto 3 – Ciclo de vida do trips 

Os trips adultos possuem poucos milímetros de diâmetro e asas estreitas, com longas franjas em suas margens. A coloração é normalmente amarelada ou preta brilhante. As ninfas, a fase jovem dos trips, assemelham-se muito aos adultos, com o corpo bastante alongado, porém, não apresentam asas. Quando perturbadas, muitas espécies de trips podem curvar a ponta de seu abdómen para cima.

O ciclo de vida dos trips (foto 3) inclui o ovo, dois estágios de ninfa que se alimentam, um estágio de pré-pupa e pupa que não se alimentam e o adulto. Os ovos são muito grandes em relação ao tamanho da fêmea e são depositados dentro do tecido da planta.

Controlo cultural:
- queimar ou enterrar as plantas remanescentes de culturas anteriores, além da limpeza das áreas circundantes, por forma a reduzir ao máximo o número plantas hospedeiras dos tripes.

Controlo biológico:
- ácaros predadores e nematoides. Fungos entomopatogênicos também têm demonstrado eficiência no controle dos trips.

Controlo químico:
- solução de óleo mineral com sabão. Alguns produtos fitofarmacêuticos são utilizados para o controle dos trips, no entanto, deve-se atentar para populações resistentes da praga.

Em 2017, foi concedida a extensão de autorização de utilização em usos menores ao produto fitofarmacêutico Spintor (Spinosade)/DOW, para aplicação em bananeira no combate ao thrips exilicomis e hercinothrips bicinctus (tratar ao aparecimento da praga, pulverizando o cacho desenvolvido; no máximo, dois tratamentos separados por 14 dias, numa concentração de 0,02l/hl).

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar