1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

ALERTA – Produção tardia das prunóideas

cerejeira em flor  

A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural ((DRA) esclarece que a campanha de 2020 no que diz respeito à produção de prunóideas (ameixeiras, cerejeiras, ginjeiras e pessegueiros) está a ser atípica devido ao abrolhamento tardio, cerca de um mês e meio mais tarde, do que é habitual.

Este facto, conforme referido anteriormente, no que diz respeito às cerejeiras (DICAs n.º 379), ocorreu devido à falta de acumulação do número de horas de frio necessário (mais de 700 horas abaixo dos 7,2ºC), em combinação com a falta de precipitação normal para a época.

Os estados fenológicos abrolhamento/floração, tão característicos e dignos de atenção, que, em anos anteriores, ocorriam entre os meses de março e abril,  estão a ter lugar este ano já em meados do atual mês de junho.

No entanto, estima-se que parte da produção pode vir a ser recuperada, caso não haja intempéries que afetem o período de floração/vingamento das referidas culturas.

Aurélia Maria Velosa de Sena
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.