1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Dia Mundial Seguranca dos Alimentos capa public DGAV No final de 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia Mundial da Segurança dos Alimentos, sendo 2020 o segundo ano em que se celebrou aquela efeméride no passado dia 7 de junho.

O direito de aceder a alimentos seguros, nutritivos e suficientes é uma das maiores conquistas da Civilização, mas infelizmente ainda não pode ser exercido por todos os cidadãos do mundo, especialmente nas zonas do globo em vias de desenvolvimento.

 

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos tem com objetivos chamar a atenção e inspirar ações que contribuam para a prevenção, deteção e gestão dos riscos alimentares, contribuindo desta forma para a segurança alimentar, a saúde humana, a prosperidade económica, a agricultura, o acesso aos mercados, o turismo e o desenvolvimento sustentável.

A segurança dos alimentos é fundamental para promover a saúde e acabar com a fome, 2 dos 17 objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 preconizados pela ONU. No entanto, a segurança dos alimentos é regularmente considerada pelos cidadãos como um dado adquirido. É muitas vezes invisível até ocorrer uma intoxicação alimentar.

Se o leitor produz, processa, vende ou prepara alimentos, então, tem um papel a desempenhar para os manter seguros. Todas as pessoas ao longo da cadeia alimentar são responsáveis pela segurança dos alimentos.
Este dia internacional é uma oportunidade para reforçar a ideia que todos temos de nos esforçar no sentido de garantir que os alimentos que consumimos são seguros.

A propósito desta data, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária elaborou uma publicação com informação e conselhos a ter em conta para que possamos ajudar a ter alimentos mais seguros, podendo ser consultada aqui.

Fonte: Publicação elaborada pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária sobre o “Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (7 de junho de 2020) – A Segurança dos Alimentos depende de todos!”.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.