1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (1 Votos)

ALERTA – Tratamento para controlar o aranhiço cristalino no Abacateiro

abacateiro aranhico cristalino
Página inferior de folha do abacateiro, na qual se pode observar o aranhiço cristalino protegido pelas teias que produzem 

A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural informa que as atuais condições climáticas, bem como as condições fenológicas do abacateiro são favoráveis ao ataque do aranhiço cristalino do abacateiro - Oligonychus perseae.

O ataque provoca a queda prematura das folhas e debilita a árvore ano após ano, comprometendo a futura produção e expondo tanto os frutos como os ramos a queimaduras pelo sol.

 

Assim, recomenda-se um 1.º tratamento no início de maio, dirigindo a pulverização de baixo para cima, de modo a molhar bem as páginas inferiores das folhas, devendo utilizar-se o inseticida Vertimec 018 EC, numa concentração: 150 ml/hl (dose de 1.500 ml/ha para um volume de calda de 1.000 l/ha).

O Intervalo de Segurança (IS) é de 14 dias, período que deverá decorrer obrigatoriamente entre a aplicação e a colheita.

Esteja atento ao DICAs, pois emitir-se-á um novo alerta, coincidindo com o momento oportuno para a realização de um 2.º tratamento contra esta praga.

Uma vez que só são permitidos dois tratamentos por ciclo com o Vertimec, alerta-se para os seguintes dois aspetos:

1 - a realização dos tratamentos no momento mais oportuno e;

2- a importância da pulverização seja dirigida às páginas inferiores das folhas para que se obtenha uma maior eficácia e eficiência do tratamento.

Para mais informações, contacte a Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura/Divisão de Assistência Técnica à Agricultura, através dos telefones 291 211 260 / 291 214 310, respetivamente.

Divisão de Assistência Técnica à Agricultura
Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.