1 1 1 1 1

Abril é mês de declaração obrigatória de existências de suínos

declaracao suinos pastoreioA Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural divulga, através de um Aviso, a informação avançada pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) sobre a Declaração de Existências de Suínos (DES), procedimento obrigatório que decorre no mês de abril.

A declaração das existências de suínos poderá ser efetuada diretamente pelo produtor na Área Reservada do portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), em “O Meu processo” (www.ifap.pt), devendo ser seguidas as instruções constantes no Portal da DGAV. Se desejar mais esclarecimentos ou ajuda deve contactar a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária, através do telefone 291 201790. 

 

Recorda-se que os detentores de suínos são obrigados a proceder à declaração das existências três vezes por ano, em abril, em agosto e em dezembro, informando o número e a categoria de animais que possuem.

Estão dispensados os criadores que possuam até quatro porcos, sendo assim considerada detenção caseira para autoconsumo.

Combate à Doença de Aujeszky

A Declaração das Existências de Suínos é considerada uma medida sanitária, visando o combate à Doença de Aujeszky, sendo que o seu não cumprimento acarreta penalizações.

Pseudoraiva

A Doença de Aujeszky ou pseudoraiva é causada pelo vírus herpes e afeta sobretudo porcos, o único reservatório conhecido da doença. É uma doença importante em suinicultura e causa graves prejuízos económicos.

Uma vez introduzida num grupo de porcas, o vírus tende a permanecer aí e continua a afetar a capacidade reprodutora.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.