1 1 1 1 1

Ação de sensibilização sobre Agricultura Biológica na Fajã dos Padres

sensibilizacao MPB Faja dos Padres DICAs 1 No passado mês de fevereiro, na Sociedade Agrícola Fajã dos Padres, decorreu uma ação de sensibilização em agricultura biológica subordinada ao tema “Uma horta biológica para o seu bem-estar”, destinada aos funcionários daquela exploração agrícola.

A ação de sensibilização foi ministrada por uma técnica da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que abordou vários temas respeitantes à Agricultura Biológica, nomeadamente as práticas agrícolas recomendadas e as medidas que visam proteger as culturas de pragas e doenças.

 

Assim, na comunicação apresentada foram abordados os seguintes assuntos:

- Importância da realização da adubação verde, da aplicação de composto, da realização do empalhamento e da mobilização mínima do solo na manutenção e incremento da fertilidade do solo;

- Necessidade de adequar as fertilizações orgânicas e minerais aos períodos de maiores exigências nutritivas das plantas, sobretudo no caso da bananeira e do abacateiro;

- Princípios gerais e importância da prevenção das culturas, com a identificação da fauna auxiliar, incentivando a instalação de sebes vivas e de realização de faixas ecológicas e;

- Utilização de preparados naturais no combate de pragas e doenças e indicação dos produtos fitofarmacêuticos autorizados em AB.

Também foi referido que a integração animal nas explorações agrícolas biológicas é uma valiosa ajuda, não só porque permite fazer uma gestão sustentável do sob coberto dos pomares, como também liberta os funcionários para a realização de outras tarefas.

Márcia dos Santos Melim
Divisão de Agricultura Especializada
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.