1 1 1 1 1 Pontuação 4.50 (2 Votos)

Anona - composição nutricional e potenciais benefícios

anona 1 A anona tem muitos benefícios nutricionais e, apesar de não ser das frutas mais conhecidas e consumidas no nosso país, é considerada um “super fruto”.

A anona é muito popular pelos benefícios impressionantes que traz à saúde, pois é um alimento muito nutritivo e fornece uma boa quantidade de fibra e vitamina C e valor calórico baixo.

A anona é originária das regiões tropicais da América do Sul, mas, atualmente, é produzida em vários países, nomeadamente na Espanha, nos países da América do Sul e em Portugal (com maior incidência na Região Autónoma da Madeira).

Trata-se de um fruto tropical, com um tom verde claro, que vai escurecendo à medida que amadurece. A sua superfície exterior tem um aspeto escamoso e a sua polpa é branca, cremosa e suculenta, possuindo no interior várias sementes pretas. É um alimento doce, mas com um ligeiro toque ácido.

Composição nutricional da anona

A anona, em termos nutricionais, é bastante completa, sendo rica em vitamina C, vitaminas do grupo B, em minerais, nomeadamente fósforo, ferro, magnésio, potássio e cálcio e em hidratos de carbono, especialmente a frutose, e é uma excelente fonte de fibra dietética, destacando-se as fibras insolúveis, em detrimento das solúveis.

Assim, o seu consumo fornece uma abundante concentração de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, um conjunto identificado com a capacidade antineoplásica.

Com uma polpa doce e sumarenta, possui aproximadamente 78 % de água e, por cada 100 gramas de alimento, obtém-se:

Valor energético: 66 kcal

Proteína: 1 g

Hidratos de Carbono: 17 g

Fibra alimentar: 3,3 g

Vitamina C: 34% da dose diária de referência (DDR)

Potássio: 8% da DDR

Magnésio: 5% da DDR

Vitamina B1 (Tiamina): 5% da DDR

A anona contém uma pequena quantidade de niacina (vitamina B3), riboflavina (vitamina B2), folato e ferro. Os antioxidantes são também uma parte integrante desta fruta, sendo que muitos dos benefícios devem-se à exatamente à sua presença.

Curiosamente, muitas partes da fruta são utilizadas medicinalmente, incluindo as folhas e os caules.

Valor medicinal

A anona, além de ser um fruto delicioso, apresenta inúmeros benefícios para a saúde, entre os quais se destacam:

- Efeitos anticancerígenos, ajudando a combater células malignas em diversos tipos de cancro, incluindo o do colon, da mama, da próstata, do pulmão e do pâncreas. Os compostos da fruta demonstraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células malignas, relativamente ao produto Adriamycin, uma das drogas mais utilizadas na quimioterapia;

- Propriedades antibacterianas;

- Ajuda na regulação da tensão arterial;

- Ação antidepressiva e de combate aos distúrbios nervosos;

- Potencial diurético do organismo;

- Combate o envelhecimento da pele.

Dois estudos recentes revelam a presença de duas classes de fitoquímicos na anona: a classe dos flavonoides, representada pela epicatemia, a quercetina e a kempferol, e a classe das acetogeninas, em altas concentrações, uma classe que parece ter efeitos anti-inflamatórios e anti-tumorais.

Um outro estudo publicado na revista “Nutrition and Cancer”, em junho de 2011, registou um efeito protetor da anona, por inibição do crescimento tumoral da linha celular MDA-MB-468, no carcinoma da mama.

 

Potenciais benefícios da anona

1. Rica em antioxidantes

Muitos dos benefícios da anona devem-se ao seu alto teor de antioxidantes, que são compostos que ajudam a neutralizar compostos nocivos, os chamados radicais livres.

Os antioxidantes podem desempenhar um papel na redução do risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, cancro e diabetes.

2. Pode ajudar a matar as células cancerígenas

Embora a maioria das pesquisas esteja atualmente limitada a estudos em tubos de ensaio, alguns estudos descobriram que a anona poderia ajudar a eliminar as células cancerígenas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar o efeito concreto em humanos.

3. Pode ajudar a combater bactérias

A anona também pode conter propriedades antibacterianas potentes. Foram utilizados extratos de anona com concentrações variadas em diferentes tipos de bactérias conhecidas por causar doenças bucais. A anona foi capaz de matar vários tipos de bactérias, incluindo aquelas que causam gengivite, cáries dentárias e infeções por fungos.

Apesar desses resultados promissores, é importante lembrar que estes são estudos de tubo de ensaio, usando um extrato altamente concentrado.

4. Pode reduzir a inflamação

Os componentes presentes neste fruto podem ajudar a combater a inflamação. A inflamação é uma resposta imunológica normal à lesão, mas as evidências crescentes mostram que a inflamação crónica pode contribuir para a doença.

Embora a pesquisa seja atualmente limitada a estudos em animais, isso pode ser especialmente benéfico no tratamento de distúrbios inflamatórios como a artrite. De facto, num estudo com animais, o extrato de anona diminuiu os níveis de certos marcadores inflamatórios envolvidos nesta doença.

5. Pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue

Os resultados de um estudo com roedores de 2008 sugeriu que a anona pode ajudar as pessoas a regularem o açúcar no sangue, se tiverem diabetes. O estudo descobriu que a fruta reduziu significativamente os níveis de glicose no sangue em ratos com diabetes.

Embora sejam necessários mais estudos em humanos, estas descobertas sugerem que a anona pode ser benéfica para quem tem diabetes e combina uma dieta saudável com um estilo de vida ativo.

Como consumir a anona?

anona 3

Há várias possibilidades: ao natural (comendo simplesmente a polpa), mas, se preferir, pode incluí-la em saladas de fruta, compotas, geleias, bebidas, gelados ou sobremesas variadas.

Como cultivar a anona?

Plantação

Se tem um jardim, quintal ou um terraço, pode ter a sua própria anoneira. Só precisa de um solo de textura leve, preferencialmente drenado, rico em matéria orgânica, profundo e um pouco ácido. A plantação da árvore da anona deve ocorrer em períodos bastante chuvosos.

As sementes do fruto, depois de secas, também podem ser usadas para cultivar a árvore.

Conclusão:

Embora a anona se tenha mostrado eficaz contra algumas condições em estudos com animais, existem poucos estudos em humanos. Mais estudos científicos em humanos são necessários antes que os investigadores possam afirmar categoricamente que a anona é eficaz no tratamento de qualquer condição.

De qualquer das formas, é um alimento muito rico do ponto de vista nutricional e, por isso, o seu consumo pode fazer parte de uma alimentação saudável.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.