1 1 1 1 1

Agenda 

Declaração obrigatória para produtores com mais de 100 galinhas poedeiras

Até 29 de fevereiro decorre mais um período obrigatório para a Declaração de Existências de Galinhas Poedeiras, sendo que todos os produtores com mais de 100 galinhas poedeiras terão de as declarar, obrigatoriamente e sob pena de ocorrer em coima, conforme aviso da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

A declaração de existências poderá ser efetuada diretamente pelo produtor, online, ou, em alternativa, em qualquer departamento dos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais (DSAVR).

Segundo o diretor-geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, “todos os detentores de galinhas poedeiras ficam obrigados a declarar os efetivos que possuíam, à data de 1 de fevereiro”.

Segundo o Aviso da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, estão isentos da declaração de existências de galinhas poedeiras os estabelecimentos de galinhas poedeiras com menos de 350 aves e os estabelecimentos de criação de galinhas poedeiras reprodutoras.

De 19 de fevereiro a 1 de março: Festas de Carnaval prometem muita animação na Região

As festas de Carnaval na Madeira arrancaram a 19 de fevereiro e prolongam-se até ao dia 1 de março. Serão 12 dias de festa, sob o tema ‘Carnaval é Fantasia’, com o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e da Cultura, a garantir muita animação e novidades.

Para além de um concerto diário na Placa Central com bandas madeirenses a atuarem à noite, as bandas filarmónicas também atuarão durante este período das 10h00 às 11h45 e das 15h00 às 16h45. Neste local também serão instaladas casinhas de comes e bebes, onde estarão à disposição de residentes e visitantes iguarias alusivas à época, como os sonhos ou as malassadas, e ainda animação destinada às crianças.

Este ano haverá outras novidades. As casinhas de comes e bebes serão estendidas ao Largo da Restauração e o espetáculo alusivo às artes circenses estende-se por três dias, decorrendo no anfiteatro do Jardim Municipal do Funchal, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro pelas 21h00.

O ponto alto acontece a 22 de fevereiro, com quase 2.000 figurantes, distribuídos por 13 grupos, a desfilarem na marginal do Funchal. É o grande cortejo alegórico que sai à rua com um percurso que vai desde a Rotunda da Pontinha até a Praça da Autonomia.

O desfile do Trapalhão, que decorre no dia 23, terá os mesmos moldes. A SRTC irá atribuir 11 prémios monetários, desde a melhor animação, o melhor par, o melhor grupo e o rei trapalhão, entre outros.

Antes, no dia 21, tem lugar o Carnaval das Escolas, com cerca de 1.000 crianças a desfilarem pela cidade entre as 10h30 e as 12h30. À tarde, a partir das 14h20, segue-se o Carnaval Solidário com os utentes dos vários Centros Comunitários a saírem também à rua.

Paralelamente, de 24 de fevereiro a 1 de março realiza-se o Carnaval das Avenidas, em que as trupes que participam no grande cortejo alegórico atuam novamente na Placa Central, entre as 20h00 as 22h00.

23 de fevereiro: Casa do Povo de Santa Cruz organiza Desfile de Carnaval

A Casa do Povo de Santa Cruz organiza o Desfile de Carnaval no próximo dia 23 de fevereiro, a partir das 17h00, dando continuidade a uma tradição com mais de 25 anos e que leva milhares de pessoas a se juntarem ao longo do percurso para verem os foliões passar.
 
A animação está garantida. Este ano participam no cortejo nove trupes, vindas de vários concelhos e freguesias da Região, num total de 900 foliões, naquele que já é considerado “um marco nas festividades de Santa Cruz”, revela Renato Spínola, presidente da Casa do Povo local.
 
A concentração está marcada para a Rua Bela São José, junto à Casa da Cultura, de onde sairá o desfile pelas 17h00, passando depois pela Rua do Ribeirinho, em seguida pela Marginal (Rua da Praia) e pela Rua Nova de São Fernando (ao lado do hotel Vila Galé), terminando na Praça do Município.
 
Para Renato Spínola, este evento, que junta “jovens e menos jovens”, é de “grande importância para o concelho”, uma vez que, para além de “levar alegria e folia a residentes e visitantes”, também “dinamiza o comércio local e a baixa de Santa Cruz”.

24 de fevereiro: Casa do Povo da Boaventura organiza Baile de Carnaval

A Casa do Povo da Boaventura, com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, organiza um Baile de Carnaval no próximo dia 24 de fevereiro, às 21h00, no Salão daquela instituição.

A animação será uma constante, com os foliões e com a presença do DJ Jay Williams. Para os melhores disfarces haverá prémios: três na categoria de individuais, três para os grupos mais trapalhões e dois escolhidos pelo júri.

Até 27 de fevereiro: ‘Tempos de Hortifruticultura’ no Jardim da Serra

‘Tempos de Hortifruticultura’, uma iniciativa da Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor, decorre até 27 de fevereiro, em vários pontos daquela freguesia, contemplando várias abordagens de índoles agrícola e ambiental.

Durante este mês, vários técnicos da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA) deslocam-se aos pomares dos agricultores para proceder à enxertia de árvores de fruto, nomeadamente cerejeiras, macieiras, pereiras, ameixieiras e castanheiros.

Para além deste apoio, os técnicos da DRA levarão a cabo atividades de informação e de demonstração, todas elas gratuitas.

As inscrições deverão ser realizadas na Junta de Freguesia por telefone (291 946 777 ou 969 862 258) ou por e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

28 e 29 de fevereiro: 33.ª Edição da Lusoflora sob o tema ‘Cidades Verdes e Floridas’

A Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais realiza a 33.ª edição da Lusoflora, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2020, no CNEMA, em Santarém.

Sob o tema “Cidades Verdes e Floridas”, o objetivo é destacar a importância da criação e melhoria dos espaços verdes em ambientes urbanos, como estratégia de adaptação às alterações climáticas e melhoria do meio ambiente e bem-estar das gerações presentes e futuras.

É neste contexto que é realizada a 28 de fevereiro a Conferência “Cidades Verdes e Floridas – Cidades Sustentáveis”, que visa a reflexão e o debate sobre as questões de estratégia sustentável para as áreas verdes urbanas e periurbanas. A conferência integrará uma mesa redonda sob o tema "Plantas em espaços públicos: plantas autóctones x plantas melhoradas – várias perspetivas”.

29 de fevereiro: Desfile de Carnaval anima residentes e visitantes em Gaula

Será grande a animação em Gaula no próximo dia 29 de fevereiro, com a Casa do Povo de Gaula a organizar o Desfile de Carnaval naquela freguesia.

No total, serão 700 foliões, divididos por cinco trupes, que irão animar a freguesia em vários momentos.

O primeiro momento começa às 16h00, com o desfile na Achada de Gaula (zonas altas da freguesia), com um percurso que vai da zona do Cabouco até à Cerca. Segue-se o segundo desfile, na Avenida Barão da Nora, às 17h00, que começa no Largo do Cemitério e termina no recinto do Mercadinho de Gaula.

Crianças, adultos e idosos participam neste desfile, que já é uma tradição da freguesia, e se realiza há mais de duas décadas.

Este ano, a Casa do Povo de Gaula brinda a comunidade e os visitantes com novidades: mal encerrado o segundo desfile, alguns foliões irão dirigir-se até ao Lar de Idosos para levar “um pouco de alegria às pessoas que não podem sair à rua”, explicou a responsável pela Casa do Povo de Gaula, Miquelina Faria.

Posteriormente, todas as trupes reúnem-se no recinto do Mercado Agrícola de Gaula, das 18h00 às 19h00 para animar o local. Recorde-se que o mercado terá as portas abertas e os comerciantes terão nos seus espaços comidas e bebidas para os participantes e para os visitantes.

Esta festa reveste-se de grande importância para toda a comunidade, uma vez que recupera o “Carnaval genuíno de Gaula”, sublinhou Miquelina Faria. "E, para além de animar a freguesia, a população residente e a visitante, também dinamiza toda a economia local", rematou.

3 de março: 9.º Concurso Nacional de Folares e Bôlas Tradicionais Portugueses

A 3 de março decorre o 9.º Concurso Nacional de Folares e Bôlas Tradicionais Portugueses, cujas inscrição deverão ser feitas até às 17h30 de 1 de março, exclusivamente por via eletrónica, através do link https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e443fc813648. Já as amostras deverão ser entregues no CNEMA, em Santarém, até às 11h00, do dia 03 de março.

A organização recomenda a leitura atenta e integral do regulamento específico e do regulamento geral, através da seguinte ligação: http://concursosnacionais.pt/wp-content/uploads/2020/02/REGULAMENTO-ESPECIFICO-FOLARES-BOLAS-E-REGULAMENTO-GERAL.pdf

3 de março: Concurso Nacional de Doçaria Simples Tradicional Portuguesa

A 9.ª edição do Concurso Nacional de Doçaria Simples Tradicional Portuguesa acontece no próximo dia 3 de março, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

As inscrições deverão ser feitas até às 17h30 do dia 1 de março, exclusivamente por via eletrónica através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e443efd6601c. Já as amostras deverão ser entregues até às 17h30, do dia 02 de março, no CNEMA.

De salientar que a organização recomenda a leitura atenta e integral do Regulamento Específico e do Regulamento Geral através do link http://concursosnacionais.pt/wp-content/uploads/2019/12/REGULAMENTO-ESPECIFICO-DOCARIA-SIMPLES-E-REGULAMENTO-GERAL.pdf.

4 de março: 9.º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa

O 9.º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa realiza-se a 4 de março nas instalações do CNEMA, em Santarém, e recomenda-se a todos os interessados a leitura atenta e integral do regulamento específico e do regulamento geral, através da ligação  http://concursosnacionais.pt/wp-content/uploads/2020/02/DOCARIA-RICA-REGULAMENTO-ESPECIFICO-E-GERAL.pdf .

 

As inscrições decorrem até às 17h30 do dia 2 de março e é feita exclusivamente por via eletrónica, através da ligação  https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e442a4d26cd5 e a entrega das amostras deverá ser feita até às 11h00 do dia 04 de março, no CNEMA.

5 de março: 9.º Concurso Nacional de Doçaria Conventual Tradicional Portuguesa

A 5 de março decorre a 9.ª edição do Concurso Nacional de Doçaria Conventual Tradicional Portuguesa, cujas inscrições deverão ser feitas exclusivamente por via eletrónica, através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e4443468812b, até às 17h30 do dia 3 de março, enquanto as amostras deverão ser entregues até às 11h00 do dia 5 de março, no CNEMA, em Santarém.

As entidades organizadoras recomendam a leitura atenta e integral do regulamento específico e do regulamento geral.

De referior que estes Concursos Nacionais são organizados pelo CNEMA, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, que assume a direção das iniciativas.

Para esclarecimentos de natureza técnica (inscrições, categorias, tipos de produtos, datas de entrega de amostras e produtos admissíveis, entre outros), as pessoas interessadas deverão entrar em contacto com a organização, através dos telefones 243 300 338, 913 299 961 ou 965 819 936 ou dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Relativamente a outras questões, como o pagamento de inscrição, os recibos ou o horário de funcionamento, entre outras, os candidatos deverão entrar em contacto com o CNEMA, pelo telefone número 243 300 300 ou pelos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

6 de março: Seminário "Uma só saúde" – Estratégias de Combate à Resistência aos Antimicrobianos

O seminário ‘Uma só saúde – Estratégias de Combate à Resistência aos Antimicrobianos decorre no dia 6 de março, a partir das 14h30, Auditório da Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

Uma iniciativa inserida no Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos (PNCRAM), promovida pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Ordem dos Médicos Veterinários, a APIFVET (representante da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários) e a Zoetis Portugal (empresa farmacêutica que desenvolveu um sistema de rastreio que possibilita a redução do uso de antibióticos).

As inscrições poderão ser feitas através da ligação https://forms.gle/2LzahgJWdcSBAFSa9, dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou via telefónica para o número 291 145 455.

De salientar que a resistência aos antimicrobianos (RAM) é considerada uma das ameaças globais mais graves da atualidade, não só para a saúde humana, mas também para a animal. 

9 a 13 de março: Workshop ‘Embutidos em Madeira’

O workshop ‘Embutidos em Madeira’ (iniciação) decorre entre os dias 9 e 13 de março, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, na Oficina do Artesanato, situada na Rua dos Ferreiros, n.º 152, numa iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA), através do IVBAM, IP-RAM.

A Eng. Maria da Luz Ornelas, especialista em embutidos em madeira, será a formadora deste workshop, cujas inscrições já se encontram abertas.

Os interessados poderão fazer as suas inscrições via telefone, para o número 291 211 607, ou através dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

16 a 23 de março: Curso de "Produção e Comercialização de Banana da Madeira"

Estão abertas as inscrições para o Curso de "Produção e Comercialização de Banana da Madeira’, que decorre entre os dias 16 e 23 de março na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

A formação, promovida pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Escola Agrícola da Madeira, terá uma duração de 40 horas, com um horário das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

O curso, destinado aos interessados na produção de banana da Madeira, tem como objetivos conhecer as características gerais do sector da banana na Região Autónoma da Madeira (RAM), gerir, planear e coordenar as práticas agrícolas com eficiente racionalização de fatores de produção e responsabilidade ambiental, fomentando a qualidade da sua produção, conhecer as boas práticas de higiene e transporte da banana, as normas de comercialização aplicáveis, o mercado da banana na União Europeia, as regras de condicionalidade aplicadas ao sector da banana e o sistema de certificação Global GAP.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, através da ligação https://forms.gle/qsh5spkRsmN5BckR8, por telefone, para o número 291 145 455, ou por e-mail, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

22 de março: VIII Mostra de Espantalhos nos Prazeres

A VIII Mostra de Espantalhos tem lugar no próximo dia 22 de fevereiro, às 11h00, na Quinta Pedagógica dos Prazeres. É uma iniciativa desta Quinta Pedagógica, em parceria com a Delegação Escolar da Calheta e o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social (CEDECS) e que conta também com o apoio do Município da Calheta.

Trata-se de um evento em que a principal atividade passa por uma proposta destinada às escolas, aos centros cívicos e sociais e outras instituições público/privadas e aos particulares da Região, para que construam um espantalho para exposição na Quinta dos Prazeres e restante território da freguesia dos Prazeres.

Os interessados deverão remeter a inscrição até o dia 22 de fevereiro e enviar uma mensagem para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (ou ligar para o telefone 291 822 204) e referir os seguintes dados: nome, morada, contacto telefónico e número de espantalhos.

Cada participante poderá construir o número de Espantalhos que pretender, que deverão ser entregues até ao dia 13 de março, na Quinta Pedagógica dos Prazeres.

Para mais informações, veja aqui.

16 a 19 de abril: IV Festival do Rum da Madeira conta com a presença de embaixadores do Rum a nível mundial

O IV Festival de Rum realiza-se entre os dias 16 e 19 de abril, na Avenida Arriaga, no Funchal, e irá contar com a presença de vários especialistas internacionais. É uma iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), que tem por objetivo dar continuidade à promoção do Rum Agrícola da Madeira.

De salientar que a Madeira é a única região em Portugal que produz Rum Agrícola, um fator diferenciador que os muitos apreciadores e especialistas internacionais valorizam.

Neste evento vão estar presentes quatro empresas do sector, que irão realizar provas do Rum que produzem, quer dos Runs envelhecidos, quer dos Runs brancos (novos).

O IV Festival Rum Madeira mantém as masterclasses de Rum da Madeira com temas variados, nomeadamente o ‘Rum em Harmonização com Chocolates’, ‘Cocktails com Rum da Madeira’, o ‘Rum da Madeira com Charutos’, entre outros.

O ‘Rum talk’ será outro dos pontos altos do certame. Durante esta ‘conversa’ aberta ao público, os especialistas e embaixadores do Rum a nível mundial irão falar acerca das experiências e das perceções que têm sobre o Rum da Madeira.

Paralelamente ao Festival, é organizada uma press trip composta por jornalistas e embaixadores do Rum a nível mundial, que irão visitar todas as empresas produtoras de Rum da Madeira.

16 a 19 de abril: Casa do Povo de Santa Maria Maior já prepara Expo Tropical 2020

A Casa do Povo de Santa Maria Maior promove a 5.ª Edição da Expo Tropical entre os dias 16 e 19 de abril, no centro do Funchal. Um certame que tem por objetivo promover os frutos e sabores subtropicais oriundos da Região. O programa já está a ser preparado e no evento não faltará animação e artistas que subirão ao palco durante estes dias.

Até 4 de maio: Inscrições para o 21.º Concurso Internacional de Desenhos Infantis

É mais uma edição do Concurso Internacional de Desenhos Infantis, desta vez com o tema ‘O nosso Planeta Terra em 2030”, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos.

Os desenhos deverão ser enviados impreterivelmente até ao dia 4 de maio de 2020 para o seguinte endereço: APCER - o’PORTO BESSA LEITE COMPLEX, Rua António Bessa Leite, 1430 - 1.º, 4150-074 Porto – Portugal.

Os três primeiros classificados nas categorias 7-9 anos, 10-12 anos, 13-15 anos serão premiados, à semelhança das edições anteriores.
Para mais informações, os interessados deverão contactar os serviços através dos  e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e/ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou veja aqui.

Estão abertas as inscrições para a Formação Pedagógica Inicial para Formadores (B-Learning)

Já estão abertas as inscrições para a ‘Formação Pedagógica Inicial para Formadores (B-Learning)", que será lecionada em horário pós-laboral na Casa do Povo da Calheta, entidade que organiza este curso em parceria com o Polo de Emprego local.

A formação, dada pela empresa DTIM, terá uma carga horária total de 90 horas, das quais 41 horas serão presenciais e as restantes à distância.

Para mais informações e para inscrições, os interessados deverão contactar o Casa do Povo da Calheta através do telefone  291 822 300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A data de início da formação, bem como o horário serão anunciados oportunamente. Participe!

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.