1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A lavoura com trator em terrenos inclinados

Por vezes, a lavoura com trator agrícola é feita em lotes de terrenos com inclinação, em que, por razões várias de índole económica ou agrícola, não seja possível ou conveniente a arrumação do terreno em socalcos.

Nestes casos, o trator poderá realizar o trabalho de lavoura em concordância com as curvas de nível do terreno, ou seja, seguindo linhas que cortam o terreno num certo número de planos horizontais imaginários, conforme exemplificado na figura a seguir:
lavoura terrenos inclinados 1 Na figura está representada uma área agrícola localizada numa elevação. Esta mesma área de terreno é cortada por uma série de planos horizontais imaginários RR`, PP` e MM`. Por sua vez, esses planos originarão as curvas de nível 1, 2 e 3.

Deste modo, a lavoura realizar-se-á percorrendo sucessivamente as curvas de nível. No entanto, o trator laborará adotando uma certa inclinação em cada curva de nível.
lavoura terrenos inclinados 2

 

Para que o trator labore inclinado em segurança, deve-se “contrariar” a inclinação do mesmo com o peso da alfaia acoplada, fazendo descender o braço direito da tomada de força (TDF), se o trator trabalha inclinado para a esquerda, ou fazendo descender o braço esquerdo da TDF se o trator trabalha inclinado para a direita.

Neste tipo de lavoura, o operador deverá ter especial atenção para o grau de inclinação do trator, de modo a reduzir o risco de capotamento, que acontece quando a linha vertical GV (G – centro de gravidade do trator) da figura anterior ultrapassa o ponto M da linha MN.

No entanto, importa referir que este método de lavoura só será opção se, no mesmo lote de terreno, não for possível executar a lavoura através da técnica mais adequada de preparar um terreno com declive, nomeadamente a de arrumação do terreno em socalcos, isto é, terraceamento.

lavoura terrenos inclinados 3 O terraceamento é uma técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, mais eficaz e mais utilizada em terrenos muito inclinados. Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas que, quando bem planeado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e gretas e permite que o trator agrícola, ao realizar a lavoura, opere em solo com inclinação 0%, facilitando a sua execução e reduzindo o risco de acidente.

Na ilha da Madeira, o terraceamento ou preparação de terreno em socalcos é bastante comum ou frequente na paisagem agrícola, assumindo-se como uma das características mais marcantes da paisagem agrícola madeirense.

 

António Henrique Fernandes Ferreira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.