1 1 1 1 1

 

AgroSenseLab colabora no “I Concurso de licores caseiros” em Câmara de Lobos

concurso licores caseiros AgroSenseLab 1 concurso licores caseiros AgroSenseLab 2

No passado dia 23 de novembro de 2019, foi promovido pela Paróquia do Carmo e Centro Social Paroquial do Carmo o “I Concurso de licores caseiros”, que teve como principal objetivo preservar e divulgar a tradição madeirense, motivando as pessoas para a confeção de receitas com a utilização de ingredientes que conservem a qualidade e genuinidade das receitas.

concurso licores caseiros AgroSenseLab 4 O evento teve início com um workshop de licores, seguindo-se uma palestra dinamizada pela especialista na área, a Eng.ª Regina Pereira Santos, e, por fim, uma prova para avaliação dos licores, com a colaboração de membros da Câmara de Provadores dos produtos agrícolas e agroalimentares da Região Autónoma da Madeira, abreviadamente designada por AgroSenseLab.

Esta iniciativa foi de âmbito local, aberto a toda a comunidade, e teve ainda como objetivos:

- Sensibilizar a população para a importância dos produtos tradicionais;

 
concurso licores caseiros AgroSenseLab 6 concurso licores caseiros AgroSenseLab 5

- incentivar a participação da comunidade e;

- incentivar a inovação e o empreendedorismo a nível do aproveitamento dos produtos tradicionais para a criação de um licor caseiro.

Os participantes, após a inscrição, gratuita, entregavam a receita, colocando o nome do licor, a origem, os ingredientes e o modo de fazer, assim como o licor para avaliação. Posteriormente, as receitas foram reunidas numa publicação, elaborada pela organização, que reúne receitas tradicionais da zona.

Após a avaliação pelos membros da AgroSenseLab, foi transmitido ao público o seu parecer sobre os mesmos, nomeadamente quais foram os melhores e porquê e quais aquelas que podiam ser melhoradas, e como.

O público mostrou-se interessado, colocando questões pertinentes sobre a produção dos licores, tendo-se gerado uma conversa amena e informativa, sendo que, no final, todos ficaram muito satisfeitos pela oportunidade de transmitir os seus conhecimentos.

Parabéns à Paróquia do Carmo e ao Centro Social e Paroquial do Carmo pela organização desta iniciativa muito bem-sucedida e por nos ter dado a oportunidade de participar.

Zita Maria de Caires Vasconcelos
Coordenação da AgroSenseLab
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.