1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Pitaia, a fruta do dragão! (Parte II)

A produção da pitaia na Região pode ser mais uma fonte de diversidade na exploração agrícola. São plantas com grande potencial de produção, pois agregam rusticidade intrínseca à beleza e doçura dos frutos. Todas as partes aéreas da planta podem ser consumidas, desde os frutos, flores e até mesmo os cladódios. Por isso, sabendo das suas potencialidades, importa divulgar um pouco a morfologia desta planta exótica.

A pitaia é uma cactácea trepadora. No solo, o sistema radicular é constituído por raízes adventícias compridas, delgadas e ramificadas, que se distribuem superficialmente no solo, mas podem atingir os 15 cm de profundidade. A pitaia também desenvolve raízes de sustentação, que aparecem ao longo dos cladódios e que servem para fixar estas estruturas ao tutor e absorver água e nutrientes.

pitaia parte II figura1
Figura 1 – (A) Planta de pitaia; (B) Cladódio; (C) Flor e (D) Fruto.
Fonte: Boletim Técnico - Cultivo da pitaia: Implantação

Os cladódios da pitaia são carnudos, suculentos e de tamanho e cor variáveis. Geralmente, apresentam forma triangular. A margem das arestas pode ser plana, convexa ou côncava, de acordo com a espécie e com as condições ambientais. Nas arestas, podemos encontrar as aréolas, pontos onde estão localizados os gomos, e que estão protegidas por pequenos espinhos. A cor e o número dos espinhos são variáveis com a espécie.

As pitaias apresentam flores hermafroditas, grandes, aromáticas e brancas, com numerosos estames, arranjados em duas fileiras ao redor do pistilo. De modo geral, o estigma é mais elevado que as anteras. O pólen é de cor amarela e abundante. A coloração das sépalas é variável com a espécie, podendo ser esverdeada ou apresentar os ápices avermelhados. A abertura das flores tubulares ocorre ao final do dia e só uma vez. No que diz respeito à polinização, em algumas variedades de pitaias as flores são autoincompatíveis, necessitando de outras flores de pitaia para que ocorra a polinização cruzada. Contudo, na pitaia amarela (Selenicerieus megalanthus) verifica-se a autopolinização.

O fruto da pitaia é uma baga de tamanho médio e formato variável, cuja massa varia entre os 200 gramas e 1 kg. A casca apresenta escamas foliares e a sua cor, de acordo com a variedade, pode exibir várias tonalidades, desde o amarelo até ao vermelho púrpura.

O fruto é verde antes de amadurecer. Na etapa de maturação de algumas variedades, a casca e a polpa mudam de cor, enquanto que em outras, a casca torna-se amarela e polpa branca. A pitaia amarela (S. megalanthus) possui espinhos nos frutos que são facilmente removidos quando a fruta amadurece. A polpa pode ser de cor branca ou vermelha. As sementes são de pequeno tamanho e encontram-se distribuídas pela polpa. Durante o seu desenvolvimento, as sementes são castanhas, adquirindo uma cor preta lustrosa aquando do seu amadurecimento.

pitaia parte II figura2
Figura 2 – Partes do fruto de pitaia
Fonte: Boletim Técnico - Cultivo da pitaia: Implantação
 

Os frutos da pitaia não são climatéricos, por isso, devem ser colhidos em altura própria. Na prática, o amadurecimento fisiológico do fruto pode ser determinado quando a casca da fruta perde o brilho e mostra-se suave quando pressionada manualmente.

Excetuando as raízes, todas as partes da pitaia podem ser aproveitadas pelo Homem. Contudo, as formas de uso e de utilização são muito variadas. O quadro seguinte (Quadro 1) mostra essas formas de uso e de utilização das diferentes partes da pitaia.

pitaia parte II quadro1
Quadro 1 – Diferentes usos e utilizações da pitaia
Fonte: Manual técnico buenas practicas de cultivo en pitahaya

Em relação ao conteúdo nutricional, a pitaia é constituída por 85% a 87% de água. A quantidade de açúcar pode oscilar entre os 10 gr os 19 gr de açúcar da sacarose por 100 gramas de polpa, sendo a pitaia amarela a mais doce. O Quadro 2 mostra-nos o conteúdo nutricional de diferentes variedades de pitaia num estudo efetuado na Nicarágua, no ano 2000.

pitaia parte II quadro2
Quadro 2 – Conteúdo nutricional em frutos de diferentes
Fonte: Manual técnico buenas practicas de cultivo en pitahaya

Em pitaias produzidas no Centro de Fruticultura Subtropical e sujeitas a análise para medição da quantidade de sólidos solúveis, foram obtidos resultados semelhantes aos referidos no quadro anterior. Das amostras analisadas, a constituída por pitaia de casca rosa com polpa branca registou 10 ºBrix, enquanto que a pitaia de casca rosa com polpa vermelha registou 13 ºBrix.

Face a estes resultados preliminares, importa dar continuidade ao trabalho de experimentação delineado para a cultura da pitaia, de modo a conhecer o valor nutricional das diferentes variedades de pitaia instaladas no Centro de Fruticultura Subtropical e identificar as que possuem melhores características organoléticas.

Bibliografia consultada

Cultivo da pitaia: implantação (2012) - Boletim Técnico n.º 92, Departamento de Agricultura, Universidade Federal de Lavras;

Manual técnico buenas practicas de cultivo en pitahaya (2000) - Organismo Internacional Regional de Sanidade Agropecuária, Nicarágua;

Pitaya: Melhoramento e produção de mudas (2014) - Silva, A. – Universidade Estadual Paulista.

Para ler a primeira parte deste texto, clique aqui.

Márcia Melim
Divisão de Agricultura Especializada
Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Direção Regional de Agricultura

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.