1 1 1 1 1
40chefes5
40chefes2
40chefes4

Tirando partido da recente visita à Madeira de 40 reputados chefes de cozinha da restauração e hotelaria continental, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através de uma parceria entre a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e a GESBA, não perdeu o ensejo de os convidar para um almoço típico madeirense.

De facto, a presença deste amplo grupo de profissionais da gastronomia, acompanhados pela imprensa nacional, constituiu uma oportunidade única para dar a conhecer e divulgar o melhor da produção agroalimentar regional.

Num soalheiro 6 de setembro, sob a frescura das bananeiras do Centro de Bananicultura na Ponta do Sol, foi-lhes então ofertado um almoço especial, onde se procurou aliar ao menu tradicional, a espetada e seus acompanhamentos normais, outras iguarias menos habituais ou ainda desconhecidas para aqueles, integradas seja como entradas ou sobremesas. Neste contexto, os convidados puderam saborear as polpas de maracujá da "Luís Sardinha Unip.", o Mel de Cana e a sua doçaria da "Fábrica de Mel do Ribeiro Seco", os bombons de chocolate recheados com fruta regional da "Chocoestrela", como também a banana passa da "Valvie".

Como não podia deixar de ser, a refeição foi iniciada com Vinho Madeira e acompanhado por vinhos madeirenses ou sumo de maracujá natural e coroada no final com o nosso fruto mais emblemático, a banana da Madeira.

Com esta iniciativa, pretendeu-se reforçar o valor e o caráter distinto dos produtos agroalimentares madeirenses e dinamizar a aproximação de potenciais utilizadores destas produções, onde se integram com importância cimeira os chefes nos seus restaurantes e hotéis disseminados por todo o território continental de Portugal.

Tendo como guia e principal anfitrião o chefe madeirense Octávio Freitas, no grupo presente, além dos mais conhecidos e mediáticos Chakall, Rui Paula, Fausto Airoldi, Ljubomir Stanisic, Henrique Sá Pessoa e Igor Martinho, fizeram igualmente parte Amaya Guterres, Américo dos Santos, António Amorim, António Bóia, António Vieira, Arnaldo Azevedo, Bruno Rocha, Carlos Madeira, Daniel M. Gomes, Filipe Pina, Filomeno Nogueira, Gilberto Costa, Guram Baghdoshvili, Joana Moura, Jorge Fernandes, José Cordeiro, José Vinagre, Louis Anjos, Luís Figueiredo, Luís Gaspar, Miguel Teixeira, Mimi Silva, Mónica Pereira, Nuno Barros, Nuno Maia, Paulo Pinto, Pedro Mendes, Pedro Silva, Ricardo Komori, Rui Martins, Ruy Leão, Sónia Carocha e Valdir Lubave.

Cláudia Dias Ferreira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.