1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Câmara de Provadores (AgroSenseLab) e Inovagro presentes na iniciativa “Ciência no Mercado”

agrosenselab ciencia viva2019 1

Integrado na iniciativa da ARDITTI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação) “Ciência no Mercado”, realizada no passado dia 22 de novembro, foi promovida a divulgação junto da população das atividades desenvolvidas pela AgroSenseLab (Câmara de Provadores dos Produtos Agrícolas e Agroalimentares da Região Autónoma da Madeira) e pelo INOVAGRO, um projeto que visa apoiar e desenvolver ações planificadas de criação de inovação na produção agrícola e agroalimentar da Região Autónoma da Madeira.

agrosenselab ciencia viva2019 4

A AgroSenseLab, órgão colegial da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural/Direção Regional de Agricultura, cuja ação se baseia na análise sensorial dos produtos agrícolas e agroalimentares da RAM, procurou sensibilizar o público presente para esta ciência que utiliza os sentidos como instrumentos na avaliação dos atributos organoléticos de um alimento e da grande importância na valorização dos produtos tradicionais com regimes de qualidade (DOP, IGP, Marca Madeira, Produtos da Fileira do Mel de Cana, entre outros).

agrosenselab ciencia viva2019 5

Os visitantes foram também convidados a participar na ação “Ervas aromáticas - seus aromas e sabores”, a qual visava a identificação de aromas de 10 ervas aromáticas: cinco em infusões e cinco envolvidas em manteiga sem sal.

Assim, nesta iniciativa pretendeu-se o seguinte:
 
- demonstrar como se faz um análise sensorial e todo o trabalho que tal implica e a respetiva importância na valorização dos produtos tradicionais;
 
- sensibilizar a população visitante, e uma vez que nestes eventos são sobretudo jovens e crianças acompanhados pelos pais, para o recurso a infusões de ervas aromáticas em vez do consumo de refrigerantes e a utilização de ervas para temperar os produtos em substituição do sal;
 
 

agrosenselab ciencia viva2019 2

- sensibilizar para o projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos” nas escolas e;
 
- sensibilizar para a produção e consumo de germinados.
 

O público foi convidado a experimentar os 10 aromas, pré-identificados pela AgroSenseLab. Após a identificação das mesmas, foi atribuído um Certificado de Reconhecimento Sensorial das ervas identificadas. Verificámos que muito do público que participou ficou agradavelmente surpreendido com a degustação das ervas, quer nas infusões quer nas manteigas.

agrosenselab ciencia viva2019 6 Nas cinco horas que decorreram as provas foram atribuídos 50 certificados, merecendo especial destaque a adesão do público a esta atividade, sendo uma constante as filas de espera para participar na iniciativa.

Por outro lado, o público, sobretudo do meio escolar, foi convidado a registar o nome num documento preparado para o efeito: “EU quero que o projeto 'Semear Saúde, Colher Sorrisos' vá à MINHA ESCOLA", caso tenham mostrado interesse no mesmo. Muitos foram os miúdos e jovens que manifestaram essa vontade, sendo que a INOVAGRO irá contactar as referidas escolas para o efeito.

Parabéns à ARDITTI pela organização desta iniciativa muito bem-sucedida, uma ação que continua a ser um sucesso junto da população.

 

Zita Maria de Caires Vasconcelos
Coordenação da AgroSenseLab
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.