1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Encontro de laboratórios oficiais de controlo de resíduos de pesticidas Canárias - Madeira

encontro de laboratorios oficiais Madeira Canárias 1 O projeto PERVEMAC II, iniciado em 2017 no âmbito do programa de cooperação territorial INTERREG MAC 2014-2020, visa fomentar a segurança alimentar e uma agricultura responsável nos quatro arquipélagos da Região da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), promovendo, para além da segurança e saúde dos agricultores e consumidores, a redução do risco de contaminação ambiental.

encontro de laboratorios oficiais Madeira Canárias 2 O projeto envolve, entre outras atividades, a recolha de informação sobre a exposição da população destes arquipélagos a diversos contaminantes, como metais pesados, micotoxinas e pesticidas. Para o efeito, foram criados diversos planos de colheita de amostras para posterior análise nos laboratórios das diferentes regiões.

Para que seja possível proceder à comparação dos dados reunidos pelos diferentes laboratórios há que garantir que estes desenvolvem os seus procedimentos ao abrigo de referenciais comuns e que as metodologias são validadas e utilizadas de acordo com os mesmos critérios de aceitação.

 

Integrado neste projeto, realizou-se entre 28 e 31 de outubro na Grã Canária, o Encontro de Laboratórios Oficiais de Controlo de Resíduos de Pesticidas Canárias - Madeira que visou a troca de experiências entre os laboratórios participantes, nomeadamente ao nível das metodologias implementadas e estratégias adotadas no sentido de dar resposta às orientações emanadas da Direção Geral de Saúde e Segurança dos Alimentos da Comissão Europeia (DG-SANTE) e aos requisitos da Norma ISO/IEC 17025 que, dependendo dos recursos e realidades locais, podem ser implementados de modo distinto, da forma que proporcione mais eficiência às organizações.

Este encontro revelou-se ainda muito importante na medida em que permitiu reunir informações acerca da robustez de alguns equipamentos analíticos e do serviço pós-venda de algumas marcas, atributos de importância maior, especialmente acrescida para os laboratórios sediados nas ilhas e que aí desenvolvem a sua atividade.

encontro de laboratorios oficiais Madeira Canárias 4

Divisão de Análises Veterinárias e Agroalimentares
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.