1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Madeira acolhe Jornadas Técnicas do PERVEMAC II

JT PERVEMAC 1 De 11 a 15 de novembro vão decorrer na Madeira, as Jornadas Técnicas de Trabalho do PERVEMAC II - Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar na Macaronésia, projeto cofinanciado por recursos FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação Territorial MAC 2014-2020.

Na continuidade do anterior PERVEMAC, realizado no âmbito do programa MAC 2007-2013, o novo projeto desenvolve-se na área da Agricultura e Segurança Alimentar, estudando o impacto dos resíduos de pesticidas, micotoxinas e metais pesados presentes nos produtos vegetais na saúde dos consumidores da região da Macaronésia.

O PERVEMAC II compreende quatro fases: i) Programa de monitorização, amostragem e análise dos resíduos; ii) Identificação dos perigos com base no estudo estatístico dos resultados da fase anterior; iii) avaliação do risco com base nos dados nutricionais de cada região e iv) desenvolvimento de estratégias para minorar os perigos e o projeto pretende desencadear efeitos multiplicativos conducentes à diminuição da dependência alimentar do exterior, valorizando os produtos das ilhas, através do fomento de uma agricultura sustentável e de uma dieta saudável, defendendo a população fixa e flutuante destas regiões da exposição a produtos importados que mostraram, no projeto antecessor, um grau de contaminação muito superior ao dos produtos locais.

 

 

O projeto aprovado, orçamentado em 1 934 125,59€, possui uma comparticipação FEDER de 85% que será distribuída pelos diferentes sócios envolvidos. Por parte das Canárias e para além do beneficiário principal - Gestión del Medio Rural Canarias (GMR) - estão envolvidas a Direccion General de Agricultura, a Direccion General de Salud Pública, o Instituto Tecnológico de Canarias (ITC), a Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPG) e a Universidad de La Laguna (ULL). Por parte da Portugal, participam a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Universidade dos Açores. A participação de Cabo Verde envolve quatro sócios: a Direção Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP), o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA).

No contexto específico destas Jornadas, entre 13 e 15 de novembro, no Laboratório de Qualidade Agroalimentar (LQA), decorrerá o Curso de Identificação de Pragas das Principais Culturas da Ilha da Madeira, que terá como formadores técnicos da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA), do Instituto Canário de Investigação Agrária (ICIA) e da Gestão do Meio Rural Canarias (GMR Canárias).

Esta iniciativa formativa é dirigida a técnicos da área da agronomia, preferencialmente da Direção Regional de Agricultura, estando as inscrições externas limitadas às vagas existentes (para mais informação, os interessados poderão contatar a organização através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 291 211 260).

Ainda no âmbito destas Jornadas Técnicas, na manhã do dia 15 de novembro realizar-se-á, no Auditório da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, uma Reunião de Coordenação do Projeto PERVEMAC II em que os sócios do projeto apresentarão os resultados das atividades realizadas (ver programa).

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.