1 1 1 1 1

4.ª Feira do Mar e do Pescador – celebrando a atividade pesqueira

4 Feira do Mar e do Pescador celebrando a atividade pesqueira 1 A Casa do Povo do Caniçal organiza, desde 2016, um evento anual de celebração da atividade da pesca e de revisitação às memórias do passado do povo do Caniçal em atividades que estão relacionadas, direta ou indiretamente, com o mar, ao qual a Direção Regional de Pescas (DRP) se associou desde o início.

Os serviços desta Direção Regional aproveitam o evento para a divulgação de dados estatísticos e informações pertinentes do sector das pescas na Região, através de cartazes e também em contacto direto com os funcionários presentes no local da exposição.

 

São afixados os cartazes: o Top Ten (ranking das 10 primeiras embarcações da frota madeirense e frota açoriana que descarregaram mais tunídeos nos portos de pesca da Região Autónoma da Madeira durante 2018); os aspetos gerais sobre a Pescaria de Tunídeos na RAM (descargas de 2018 e zonas de pesca em redor dos dois arquipélagos; a Rota do Atum (percursos migratórios dos atuns no Oceano Atlântico); e o Pescado descarregado nos Portos da Região Autónoma da Madeira (2015-2019). De igual modo, são expostos roll-up’s sobre a pescaria dos atuns na RAM e a apanha comercial de lapas na RAM, entre outros, observados com muito interesse, principalmente pelos ativos do setor e familiares, residentes no Caniçal.

Este evento, de caráter recreativo e gastronómico, visa essencialmente congregar num fim-de-semana todas as valências sociais, culturais e económicas da freguesia, aumentando-se, por esta via, o potencial económico da localidade. Pretende-se, deste modo, criar um cartaz turístico que anime a atividade comercial e cultural locais, promovendo a comercialização e a divulgação das atividades de caráter tradicional e artesanal desta comunidade, divulgando o papel das várias empresas e organismos que influenciam o desempenho pesqueiro.

Convidamos todos os madeirenses e, em particular, os funcionários da DRP, para a participação neste evento, que simboliza a destreza, o esforço e a coragem dos pescadores desta importante pescaria com uma forte envolvência na economia local e regional.

Luís Ferreira
Diretor Regional das Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.