1 1 1 1 1

O tabaibo

tabaibo O tabaibo, também conhecido como figo da Índia, do diabo ou do inferno, é uma fruta da espécie Opuntia tuna Mill, pertencente à família das Cactáceas.

É uma planta de cultura espontânea, muito comum na costa sul da Madeira e Porto Santo, desenvolvendo-se melhor em lugares quentes e secos.

Os frutos têm forma oval, com 5 a 8 cm de comprimento, e possuem um elevado número de espinhos dispostos em tufos. Cada fruto pesa em média 120 gramas. Estes amadurecem entre julho e setembro. A sua colheita é feita com cuidado, devido aos inúmeros espinhos. Antes de descascar, os espinhos são retirados com a ajuda de uma vassoura de acácia ou numa caixa com areia, em vaivém.

 

O tabaibo representa uma valiosa fonte de vitaminas e outros nutrientes. Possui aproximadamente 84,2% de água e cerca de 40 kcal por 100 gramas. Estes frutos são uma fonte importante de fitoquímicos, nomeadamente fenóis, betalaninas, betaxantina e flavonóides, com propriedades antioxidantes.

Na sua composição nutricional, destaca-se a quantidade de fibras, cerca de 4 gramas por 100 gramas de fruto fresco, importante para a regulação da função intestinal, e hidratos de carbono, nomeadamente amido e açúcares simples.

É também uma fonte interessante de vitamina C, vitamina K e vitamina E. No que respeita ao conteúdo mineral, o destaque vai para o cálcio, potássio magnésio e fósforo. É importante realçar o seu teor em aminoácidos livres, nomeadamente a prolina, taurina, glutamina e arginina. A quantidade de proteínas totais também é significativa, cerca de 1 grama por 100 gramas de fruto, pelo que podemos considerar o tabaibo uma boa fonte proteica.

O tabaibo pode ser consumido como sobremesa ou às merendas, de preferência frio e bem maduro (quando a casca está amarelada). Após descascados, devem ser conservados no frigorífico. Este fruto é ainda usado para confeção de compotas, licores, sumos e batidos.

Sónia Guadalupe Freitas (ON 1209N)
Nutricionista
SESARAM, EPE/ERPASS

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.