1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

O figo

figos Originário do Sudeste Asiático e amplamente difundido no Mediterrâneo, o figo é um fruto muito apreciado. Tem uma forma semelhante à pera e pode medir entre 3 a 7 cm. Podemos encontrar figos de várias formas e diferentes cores, desde pretos, roxos, verdes a amarelos.

Na Região, encontra-se um pouco por todo o arquipélago. É um fruto do Verão, pois a época de colheita ocorre normalmente entre julho a outubro, consoante a sua localização.

 

É um fruto de características organoléticas bem marcadas, de fácil digestão e com grandes qualidades nutricionais. Destacamos a quantidade de vitaminas do complexo B e vitamina C, importantes para o normal funcionamento do sistema imunológico, com efeito antioxidante, para além dos benefícios para a pele e cabelo. Relativamente ao conteúdo mineral, destacamos a presença de potássio, fósforo e cálcio, importantes para a saúde óssea e prevenção de fadiga.

É uma fonte importante de fibra alimentar, o que faz deste fruto um bom alimento para regulação da função intestinal. Em excesso, poderá ter efeito laxante.

Contudo, temos de salientar que o figo é um fruto muito calórico, com cerca de 70 kcal por 100 gramas, e rico em hidratos de carbono, logo, a sua ingestão deverá ser moderada.

Os figos podem ser consumidos frescos, a qualquer hora do dia, por vezes acompanhado por pão, como sobremesa ou entrada de uma refeição principal. Também são muito apreciados secos ou passados. Mas a sua utilização vai mais além e são usados para a confeção de compotas, bolos, aguardente e licores.

Sónia Guadalupe Freitas (ON 1209N)
Nutricionista
SESARAM, EPE/ERPASS

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.