1 1 1 1 1

tiposVM2O Vinho Madeira contempla um conjunto de designações que permitem a identificação dos seus diferentes tipos.

Em função do grau de doçura, existem quatro estilos de Vinho da Madeira, que vão do seco, passando pelo meio seco e pelo meio doce, até ao doce.

Dentro das diferentes categorias de Vinho da Madeira, podemos encontrar dois grandes grupos: os Vinhos com indicação de idade e os Vinhos com indicação do ano de colheita.

Os Vinhos com indicação de idade – 5 anos ou Reserva, 10 anos ou Reserva Velha, 15 anos, 20 anos, 30 anos e Mais de 40 anos – são vinhos de lote, isto é, obtidos a partir da combinação de vinhos de diversas idades, da mesma ou de diferentes castas, e que estão de acordo com o padrão de qualidade típico da idade em causa.

Por sua vez, os Vinhos com indicação do ano de colheita – Colheita e Frasqueira ou Vintage –são vinhos obtidos a partir de uvas da mesma vindima, cujo envelhecimento tem um mínimo de 5 ou 20 anos e que apresentem características organolépticas destacadas.

Dentro dos vinhos com indicação do ano de colheita, há ainda a considerar o Solera, que é um Vinho Madeira associado a uma data de vindima que constitui a base do lote, retirando-se anualmente para engarrafamento uma quantidade que não exceda 10% do lote, a qual pode ser substituída no máximo com 10 adições de um outro Vinho da Madeira de igual qualidade.

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.