1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Acompanhamento do surto de Listeria em Espanha

listeria 1 A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) publicou uma Nota de informação respeitante ao acompanhamento da evolução do surto de listeriose detetado a 15 de agosto de 2019 na Andaluzia, em Espanha, esclarecendo que:

- O alerta emitido pelo RASFF, o Sistema de Alerta Rápido para a Segurança dos Alimentos na União Europeia, indica que o produto contaminado com Listeria monocytogenes foi distribuído e comercializado exclusivamente em território espanhol;

 

- Os operadores do sector alimentar que operam em Portugal não comercializam a marca “La Mechá”, nem produtos com origem no seu fabricante (Magrudis), em território nacional;

- Toda a produção da Magrudis desde abril, incluindo a marca “La Mechá”, foi já retirada do mercado pela própria empresa, que se encontra neste momento encerrada.

Em Portugal, a listeriose humana é uma doença de notificação obrigatória desde 2014, através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes, habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados.

Alertam-se os viajantes que tiveram como destino aquela região de Espanha para a necessidade de adoção de medidas preventivas, nomeadamente a eliminação de produtos daquela marca que eventualmente possam ter na sua posse.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.