1 1 1 1 1

A Direção Regional de Pescas na Festa da Lapa – 2019

Festa da Lapa 2019 1 No âmbito da “XV Festa da Lapa”, que se realizou na freguesia do Paul do Mar, Calheta, entre os dias 18 e 21 de julho, a Direção Regional de Pescas participou com uma exposição sobre o trabalho desenvolvido, através de vários cartazes, folhetos informativos e uma pequena mostra com exemplares de lapas e caramujos.

Com estes exemplares, foi possível divulgar ao vivo, junto da população, medidas importantes de proteção do recurso existentes na regulamentação em vigor, como a implementação de um tamanho mínimo de captura (40 mm, no caso das lapas).

Foi efetuada uma demonstração prática da recolha de alguns parâmetros biológicos básicos, importantes para a avaliação do estado de exploração deste recurso, como a determinação do sexo e estado de maturação das lapas, parâmetros determinantes para o estabelecimento do período de defeso destes moluscos (entre 1 de dezembro e 31 de março).

A consciencialização da população em geral para estes aspetos, que devem ser conhecidos e tomados em consideração pelos consumidores, é fundamental para dinamizar a atitude participativa da população, na utilização sustentável e conservação dos recursos marinhos que constituem um bem comum, e são componentes importantes dos ecossistemas marinhos, que importa preservar e transmitir às gerações seguintes.

 

Festa da Lapa 2019 2

Também por esta ocasião, foi efetuada uma divulgação do Projeto MARISCOMAC (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) sendo o único projeto da RAM, que em ambas as candidaturas do Programa MAC-2014-2020, a Região é a beneficiária principal, através da SRAP/DRP/DSI.

Englobado neste estudo foi realizada a primeira avaliação de fundo da biologia e dinâmica populacional dos caramujos na Madeira, a qual servirá de base científica para as medidas regulamentares a propor, muito em breve, para a apanha destes moluscos gastrópodes.

Site: https://www.mariscomac.org/

Facebook: https://www.facebook.com/DSI-488941671143193/

 

 

João Delgado
Ana Rita Góis
Direção de Serviços de Investigação
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.