1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Aprovação de projetos na área da Segurança e da Qualidade do Pescado Regional

aprovacao projetos DSI peixe Foram aprovadas as candidaturas de dois projetos do Programa Operacional de Cooperação Territorial (MAC) 2014-2020: MIMAR+ e RASPA, nos quais a DSI é parceira.

O projeto MIMAR+ (Consolidação do Observatório Marinho sobre as Alterações Climáticas na Região Macaronésia) vem no seguimento da nossa colaboração no projeto MIMAR (2016-2019) (Seguimento, Controlo e Mitigação das Proliferações dos Organismos Marinhos associados às perturbações humanas e alterações climáticas na Região Macaronésia) e tenciona criar e consolidar as estruturas e os mecanismos de funcionamento, englobando as metodologias de monitorização das alterações produzidas pela proliferação de organismos marinhos, para um Observatório Marinho das Alterações Climáticas na Região Macaronésia (Atlântico Centro-Oriental).

 

aprovacao projetos DSI 2capelos No que se refere ao projeto RASPA, este tenciona criar uma Rede Atlântica para a Vigilância Sanitária para os produtos de pesca e aquicultura nas regiões participantes (Madeira, Canárias, Cabo Verde, Mauritânia e Senegal), contribuindo desta forma para promoção da segurança e qualidade alimentar destes produtos nos mercados. Em termos gerais, este projeto pretende trabalhar assuntos como a prevalência das doenças de declaração obrigatória e das zoonoses no pescado regional, o reforço das capacidades (conhecimento técnico-científico e equipamentos) das instituições com competências na matéria e o estabelecimento de programas sanitários comuns para a deteção de doenças e parâmetros frescura do pescado.

A integração nestes projetos irá permitir o intercâmbio de conhecimento e proporcionar recursos (humanos e financeiros) para implementar procedimentos que beneficiem e potenciem a qualidade do pescado regional que se reflete diretamente na saúde pública e indiretamente no sector económico.

Neide Gouveia
Direção Regional de Pescas
Direção de Serviços de Investigação

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.