1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 9 a 15 de julho (ver quadro), teimosamente não se verificaram grandes alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, continuação de tempo quente, alguma nebulosidade e com precipitação quase nula.

Estas condições do estado do tempo obrigam, a uma atenção redobrada à frequência das regas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que refletem esta situação. Há uma necessidade de regar, mas só o devemos fazer de acordo com as necessidades hídricas das culturas. É imperioso um uso racional de água.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 25 de julho), anuncia poucas alterações relativamente à semana anterior, ou seja, mais do mesmo, alguma nebulosidade em toda a região, com possibilidade de aguaceiros apenas nas costas viradas a norte, com tendência a diminuir com o avançar do verão.

Hortofrutícolas

horta Para as hortofrutícolas mais comuns nesta época (morango, tomate, alface, pepino, abobrinha, feijão, milho, etc.) há condições favoráveis ao aparecimento e proliferação de pragas como aranhiços, tripes e afídeos. Os agricultores deverão monitorizar com frequência o aparecimento destas pragas e quando atingido o nível económico de ataque realizar os tratamentos, utilizando os produtos fitofarmacêuticos menos tóxicos e respeitando as condições de utilização referidas no rótulo. Rega, apenas e só quando for necessário, por forma, a evitar eventuais períodos de seca.

No caso específico de deteção de ataques da traça (Tuta absoluta) no tomateiro, adotar as medidas adequadas, ou seja, realizar a aplicação de um inseticida específico para esta praga - Bacillus thuringiensis (BELTHIRUL, PRESA, SEQURA, TUREX); clorantraniliprol (ALTACOR); emamectina (AFFIRM); indoxacarbe (EXPLICIT WG, STEWARD); metomil (LANNATE L); spinosade (SPINTOR).

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

estufa

Como medida preventiva, em estufas, proteger muito bem as instalações com rede fina e duplas portas, que impeçam ou dificultem a entrada das borboletas de traça do tomateiro.

Modo de Produção Biológico (MPB)

Quem tiver colocado armadilhas para monitorização da praga, se as capturas passarem de 3 a 4 por armadilha e por semana, deve instalar dispositivos de captura massiva, ou seja, armadilhas de água, com feromona específica da Tuta absoluta, colocadas à razão de 20 a 40 por hectare, de acordo com o grau de infestação da praga em cada local.

Os inseticidas homologados em MPB são à base de Spinosade (SPINTOR) e de Bacillus thuringiensis (BELTHIRUL, PRESA, SEQURA, TUREX). Deverão ter sempre em atenção o respeito pelo intervalo de segurança.

Não se esqueça e tire o máximo partido das matérias fertilizantes produzidas na sua exploração, particularmente estrumes, chorumes e outros, constituindo os adubos minerais apenas o complemento necessário ao défice de nutrientes eventualmente existente.

Sabedoria popular

A abelha perto do monte, com fonte e casa abrigada, produz mel e cera dobrada;

Em julho ceifo o trigo e o debulho e com o vento soprando o vou limpando;

No São Tiago, pinta o bago.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.