1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 25 de junho a 1 de julho (ver quadro), não se verificaram grandes alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, continuação de tempo quente, com precipitação quase nula e alguma nebulosidade.

Continuar atento à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação estão baixos, como referido anteriormente. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que refletem esta situação. Necessidade de regar, mas, apenas e só, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Imperioso um uso racional de água.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 11 de julho), com poucas alterações relativamente à semana anterior, ou seja, um pouco mais de nebulosidade, com possibilidade de aguaceiros nas costas viradas a norte.

Operações Culturais

rotacao culturasNa sucessão das culturas hortícolas (rotação), técnica cultural muito utilizada na Região, é de todo conveniente alternar com uma leguminosa (por exemplo feijão, ervilha ou fava) para que haja um equilíbrio de azoto no solo, retardando ao máximo o esgotamento do solo neste nutriente.

adubos organicos Não se esqueça e tire o máximo partido das matérias fertilizantes produzidas na sua exploração, particularmente estrumes, chorumes e outros, constituindo os adubos minerais apenas o complemento necessário ao défice de nutrientes eventualmente existente.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

controlo infestantes Recomenda-se a limpeza das matas circundantes à exploração agrícola e também no seu interior, evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios, lembrar ainda, que não são permitidas queimadas nesta época, (apenas devidamente autorizadas).

Através de atitudes sustentáveis:

- melhora-se a economia da família, reduzindo os custos de produção e melhorando a qualidade dos produtos;

- contribuímos duma forma global para ajudar no controlo de tragédias naturais e simultaneamente evitá-las ou reduzindo os seus efeitos (danos colaterais).

Sabedoria popular

A abelha perto do monte, com fonte e casa abrigada, produz mel e cera dobrada.

Em julho ceifo o trigo e o debulho e com vento soprando o vou limpando.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.