1 1 1 1 1

Encontro de Desenvolvimento Local Base Comunitária – LEADER (PRODERAM)

encontro PRODERAM 1 Ontem, pelas 10h00, deu-se início ao Encontro de Desenvolvimento Local Base Comunitária - LEADER (PRODERAM) na Escola Agrícola da Madeira. Este evento contou com a presença do Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, que discursou na sessão de abertura, seguindo-se o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês e o Gestor do PRODERAM 2020, Marco Gonçalves.

Importa sublinhar que a política de Desenvolvimento Rural é uma componente cada vez mais importante da política agrícola comum, que procura criar soluções para as preocupações económicas, sociais e ambientais, promovendo o desenvolvimento sustentável nas zonas rurais europeias.

O programa comunitário LEADER “Relações entre ações de desenvolvimento rural” insere-se naquela política, surgindo em 1991 como uma iniciativa de abordagem inovadora, ascendente (da base para o topo), envolvendo as comunidades locais e acrescentando valor aos recursos locais endógenos, procurando aumentar o potencial de desenvolvimento das zonas rurais.

 

encontro PRODERAM 2 Nesta etapa de construção de um novo Quadro Comunitário para o período de programação 2021-2027, pretende-se com este Encontro que haja um amplo debate a nível nacional e regional, onde a partilha de experiências, o desenvolvimento de novas relações entre parceiros de diversos territórios, a avaliação da satisfação dos objetivos já atingidos nas diversas comunidades rurais e a demonstração de diversos projetos de inegável valor que tiveram real impacto no quotidiano das populações, é crucial para alicerçar um amplo debate do DLBC, apontando linhas estratégicas para o futuro Quadro Comunitário e permitindo aos representantes das administrações públicas cooperarem com a sociedade civil organizada e com os cidadãos.

O encontro termina hoje (22 de maio), com visitas a vários projetos existentes na Região que foram apoiados no âmbito do programa LEADER.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.