1 1 1 1 1

A cebola da Madeira

A força da natureza está na mistura das diferenças, isto quer dizer que nenhum alimento é por si só suficientemente completo para preencher as necessidades do organismo.

Este aspeto é importante para que o leitor não julgue que a prevenção e o tratamento dos problemas de saúde passam exclusivamente pela cebola. O segredo para uma boa saúde reside no consumo variado de legumes e hortaliças.

Assim, quando se coloca em evidência um conjunto de nutrientes e outros princípios ativos de um alimento, estamos a chamar a atenção para o facto de este alimento fazer parte de uma equipa e, tal como qualquer equipa, a perda de elementos resulta numa derrota. Neste caso, o consumo de cebola da Madeira não representa por si só uma vitória, mas a sua ausência torna a sua alimentação mais pobre.

A cebola, a exemplo do alho e do alho francês, contém duas famílias de fitonutrimentos (compostos sulfurosos e os flavonóides) que merecem a nossa atenção pelo facto da sua ação estar relacionada com a prevenção e o tratamento de um sem número de problemas de saúde. Estes componentes não nutritivos fazem-se acompanhar de outros já bem conhecidos, como a fibra, as vitaminas (C, complexo B, ácido fólico e betacaroteno) e os minerais (potássio, fósforo, ferro, crómio, magnésio, cálcio, cobre e selénio). O resultado desta combinação de componentes reflete-se nos diferentes efeitos que se poderá obter do consumo diário de cebola.

A cebola, quando inserida num padrão alimentar saudável, fortalece o sistema imunológico, responsável pelas nossas defesas. Por outro lado, o seu elevado potencial antioxidante contraria o stress oxidativo gerador de radicais livres que lesionam as células e dão origem a alterações de funcionamento.

O consumo regular deste legume pode ajudar a regularizar os níveis de gordura sanguínea e ter um efeito vasodilatador e antitrombótico (impede a formação de coágulos), fundamentais na melhoria da circulação sanguínea e na ajuda do controlo da tensão arterial. Estes aspetos podem ser interessantes na prevenção do risco de doença cardiovascular.

A presença de compostos sulfurosos e os flavonóides neste legume pode ajudar a minimizar a sintomatologia associada aos problemas respiratórios bem conhecidos da constipação e estados gripais.

Por fim, a cebola é um legume agradável em todas as formas de confeção das sopas, estufados, assados e cruas em saladas às sandes, sem esquecer de a juntar a outros produtos hortícolas.

 

Receita

Cebola assada no forno
(4 pessoas)

cebola2019 ERPASS receita foto1

Ingredientes

• 6 unidades de cebola média

• 2 unidades de limão

• 1 colher de sopa de mostarda

• 1 colher de café de alho moído

• 1 colher de café de alecrim seco

• ½ chávena de café de azeite (35 ml)

• 1 pitada de pimenta do reino

• 1 pitada de sal

 

Preparação
(cerca de 20 minutos)

cebola2019 ERPASS receita foto2
1. Descascar as cebolas e cortar em rodelas com cerca de 1 cm. Enquanto isso ligue o forno a 220ºC.
 
cebola2019 ERPASS receita foto3
2. Para temperar esprema os limões para um recipiente. Deverá obter cerca de 4 colheres de sopa de sumo de limão.
cebola2019 ERPASS receita foto4
3. Acrescente a mostarda e o alho e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture tudo até ficar um molho macio.
cebola2019 ERPASS receita foto5
4. Por fim adicione o alecrim e o azeite e volte a misturar tudo. Está pronto o tempero para as cebolas!
cebola2019 ERPASS receita foto6
5. Coloque as rodelas de cebola numa assadeira e regue-as com o tempero do passo anterior.
cebola2019 ERPASS receita foto7
6. Leve ao forno por 30-45 minutos ou até que fiquem bem suaves e douradas.

Depois do tempo indicado, as cebolas assadas no forno estão prontas! Sirva como acompanhamento de diversos pratos, vegetarianos ou não.

Bom apetite!

 

Ricardo Oliveira
Nutricionista
SESARAM, E.P.E.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.