1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Os frutos tropicais

Entre os frutos tropicais produzidos e consumidos na Região Autónoma da Madeira, podemos destacar o maracujá, a pitanga, a manga, a papaia e a goiaba.

Um dos fatores que mais caracteriza estes frutos é a grande variedade de cores, reflexo dos seus diversos constituintes fitoquímicos e antioxidantes que desempenham funções extremamente importantes no nosso organismo. Auxiliam no combate aos agentes agressores que constantemente atacam o nosso organismo e prejudicam o seu normal funcionamento, pelo que, a inclusão de alimentos com estes constituintes no nosso padrão alimentar torna-se essencial.

O maracujá, entre os seus antioxidantes, podemos destacar o teor em betacaroteno, precursor de vitamina A, assim como a vitamina C.

Na pitanga estão presentes antocianinas e fenóis, assim como o licopeno, outro potente antioxidante, responsável pela coloração vermelha da fruta. Destaca-se ainda a presença de betacaroteno e de vitamina C.

A manga tem um teor elevado em betacaroteno. Exemplo disso, é que uma manga inteira pode já satisfazer a dose diária recomendada de vitamina A e C. Este fruto tem ainda um grande teor em antioxidantes polifenólicos.

A papaia tem excelente concentrações de vitamina C e de outros antioxidantes como o selénio, vitamina E, betacaroteno, luteína, zeaxantina e licopeno.

A goiaba destaca-se por ser entre estes frutos o mais rico em vitamina C, mas também um excelente fornecedor de betacaroteno, licopeno e taninos.

Enfim, temos na nossa Região uma grande variedade de frutos tropicais, que pelas suas características nutricionais e fitoquímicas, enriquecem a nossa alimentação e que temos de aproveitar, para preservar a nossa saúde.

 

Uma sugestão culinária

Peito de frango com molho de manga

peito de frango com molho de manga

Ingredientes

- 1 manga
- 4 bifes de frango
- 2 cebolas médias
- 4 cogumelos
- Meio limão
- 2 dentes de alho
- 1 raminho de segurelha
- 1 dl de azeite
- Sal q.b.

Preparação

Descasque a manga, corte-a em pedaços, triture e reserve.

Tempere os bifes de frango com o sumo de limão e sal.

Pique o alho e a cebola e coloque num tabuleiro. Adicione os cogumelos laminados e os bifes de frango, coloque um fio de azeite e leve ao forno.

Aqueça o molho de manga e sirva-o com o frango. Decore com a segurelha.

 

Bruno Sousa
Nutricionista do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E.
ERPASS

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.