1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 12 a 18 de março (ver quadro), mantiveram-se dum modo geral as condições do estado do tempo, ou seja, clima ameno. Nebulosidade esporádica, precipitação a níveis ainda baixos e temperaturas médias acima do normal para a época. Estado do tempo continua atípico para esta altura do ano.

Atenção à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação têm sido baixos. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP). Regar de acordo com as necessidades hídricas das culturas, no entanto, imperativo estar consciencializado para uma poupança constante de água.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 28 de março), com poucas alterações, fraca nebulosidade, temperaturas máximas a baixar muito pouco e ainda a manter-se a ausência de precipitação, com exceção da costa norte.

Condições ótimas para o cumprimento de algumas operações culturais próprias da época

Colheita da Anona escalonada no tempo

anona A colheita do fruto exige alguns conhecimentos técnicos, sendo feita no estado de maturação comercial, que corresponde ao início da mudança da coloração da epiderme de verde-escuro para verde mais claro, em que deixa de ser evidente a concavidade dos carpelos, bem como a proeminência das soldaduras carpelares.

Como sabemos, a anona é um fruto muito perecível, sendo o seu período de conservação à temperatura ambiente de 7 a 10 dias. Recorrendo à câmara frigorífica, com temperatura a 8ºC e humidade relativa de 80 a 90%, a conservação na câmara passa a 12 dias, mais 4 dias à temperatura ambiente, prolongando-se a conservação desde a colheita, até 16 dias.

Poda

poda A poda é recomendável nesta altura do ano e sempre que o estado do tempo assim o permitir, (evitando grandes cortes), nas figueiras, prunóideas (principalmente pessegueiro, cerejeira e ameixeira). Se ainda não o fez, ainda vai a tempo para iniciar a poda da vinha.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Enxertia

enxertia Esta é também a época própria para realizar a enxertia de fruteiras de caroço (cerejeira, pessegueiro, ameixeira e damasco), pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular, para que sejam efetuadas de imediato.

Monda

monda

Aproveitar as boas condições do estado do tempo para efetuar as mondas nas culturas recentemente plantadas, nomeadamente no seu cebolal, como referido na edição anterior do DICA.

Jardim

poda roseiraMantém-se a recomendação de podar as roseiras, porque ainda vai a tempo de o fazer, bem como de outros arbustos e árvores de jardim que não estejam em flor.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.