1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 5 a 11 de março (ver quadro), mantiveram-se dum modo geral as condições do estado do tempo, ou seja, clima ameno. Nebulosidade esporádica, precipitação a níveis ainda baixos e temperaturas médias acima do normal para a época. Estado do tempo continua atípico.

Atenção à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação têm sido baixos. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP). Regar de acordo com as necessidades hídricas das culturas, no entanto, imperativo estar consciencializado para uma poupança constante de água.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 21 de março), com poucas alterações, fraca nebulosidade, temperaturas máximas a baixar muito pouco e ainda a manter-se a ausência de precipitação, com exceção da costa norte. Manter a vigilância aos campos de cebola, por forma a manter controlado, o aparecimento de ervas daninhas.

Cebola

cebolas

Combate das infestantes

Sempre que possível, o controlo das ervas infestantes do seu campo de cebolas deve ser feito através de sachas, aproveitando para fazer simultaneamente um afofamento da terra.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Só na total impossibilidade de executar este método, é que deverá recorrer à utilização de herbicidas, selecionando de entre os diversos produtos homologados para o efeito, (pré ou pós-emergência e após identificação das infestantes – monocotiledóneas e/ou dicotiledóneas ou com atuação em simultâneo), o que menos tóxico for para o homem e apresentar menor risco para os animais e ambiente (para mais informações, consultar a página da DGAV - www.dgv.min-agricultura.pt/).

A sua aplicação só pode ser feita por pessoas credenciadas, respeitando todas as regras de aplicação:

► Ler atentamente o rótulo da embalagem do herbicida antes de o utilizar;

► Respeitar as doses e condições de aplicação descritas no rótulo da embalagem;

► Utilizar pulverizadores com bicos apropriados;

► Nunca utilizar atomizadores;

► Não utilizar herbicidas na proximidade de valas de drenagem, de poços, nascentes e linhas de água;

► A aplicação deve ser feita em dias calmos, sem vento, para evitar o perigo de arrastamento para culturas vizinhas e/ou atingir o próprio operador;

► Preparar volumes de calda adequados à dimensão da área a tratar, de forma a reduzir os excedentes.

Sabedoria popular

Quem não poda até março, vindima no regaço.

Se queres bom cabaço, semeia em março.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.