1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 5 a 11 de fevereiro (ver quadro), mantiveram-se dum modo geral as condições do estado do tempo, ou seja, clima ameno. Alguma nebulosidade, fraca precipitação e temperaturas médias a subir. Esta estação continua atípica, ou seja, apenas alguma precipitação em locais com pouca expressão agrícola, exceção feita ao concelho de Santana.

Atenção à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação são baixos para a época. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP). A intensidade média do vento (ff), a não se fazer sentir, não interferindo assim, com a realização das mais variadas operações culturais.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 21 de fevereiro), sem alterações de maior, com aparecimento de alguma precipitação muito fraca na costa sul e maior incidência na costa norte.

Sendo esta a época (inv/prim) a mais propícia para as podas de árvores de fruto, nunca é demais lembrar aos srs agricultores alguns cuidados a ter na execução desta operação cultural.

Segurança durante a poda de árvores de fruto

seguranca poda 1Para manter a segurança de uma poda, deve-se inicialmente fazer uma análise dos riscos existentes na execução do trabalho.

Cuidados para o podador

seguranca poda 2 seguranca poda 3 seguranca poda 4

• A cabeça do podador deverá estar protegida com capacete adequado;

• Os olhos são um órgão bastante sensível, podendo ser afetados durante a poda tanto pela luz do sol como pelos cortes provocados pelos ramos. Recomenda-se assim a utilização de óculos de proteção adequados;

• As mãos e dedos estão ainda mais expostos a elevado risco de corte por ferramentas de corte, aumentado pelo uso generalizado de tesouras elétricas e pneumáticas. Recomenda-se a utilização de luvas de proteção adequadas, preferencialmente em couro.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

seguranca poda 5 seguranca poda 6 Para uma poda eficiente, as ferramentas e equipamentos que serão usados pelo operador devem estar em bom estado de conservação e uso, além de estar dentro das normas técnicas. Para tal, recomenda-se utilizar produtos de qualidade, tendo em conta as seguintes situações:

• As tesouras de poda são utilizadas para o corte de ramos ainda ligados às árvores, sendo específicas para os ramos pequenos de até 1,5 cm de diâmetro;

• Para ramos de até 2,5 cm, recomenda-se a utilização do podão, que pode ser utilizado para podar galhos de até 6 metros de altura;

• As serras manuais são ideais para podar ramos pequenos, com diâmetros de 2,5 a 15 cm;

• As motosserras são usadas em galhos (ramos) com diâmetro superior a 15 cm e devem ser executados por operadores capacitados e treinados. Nesse caso, o protetor auricular é muito importante;

• O machado, foice e facão só devem ser utilizados para o corte dos ramos que foram podados e já estão no chão, para diminuir o volume;

• A corda sisal é a mais indicada para garantir segurança ao podador em operações em copas de árvores, onde é difícil se apoiar com segurança. Ela é fixada no cinto do operador, presa a um galho superior firme e sustentada no solo pelo auxiliar;

• Ao efetuar cortes em alturas mais elevadas o podador precisa manter-se apoiado em escadas, andaimes ou plataformas elevatórias que facilitam a aproximação aos ramos a serem podados.

Cuidados fitossanitários

• A poda é o momento adequado para observar atentamente o pomar, identificando infeções por cancro, bacterioses e zonas atacadas por insetos como a broca e cochonilhas de São José;

• Para evitar a propagação de infeções, o material de poda deve ser desinfetado regularmente entre cortes e a operação deve começar pelas zonas saudáveis do pomar.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.