1 1 1 1 1

Agricultura Familiar: que futuro?

agricultura familiar 1Como é por todos sabido, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) decidiu, dedicar o pretérito ano de 2014 à Agricultura Familiar (AF). Esta decisão ancorou-se no facto deste “tipo” de agricultura ser a responsável pelo abastecimento dos mercados alimentares mundiais em mais de 70% da sua oferta, o que dava uma dimensão de importância à AF não imaginada ou, talvez, sequer prevista.

Em termos de caracterização, considera-se “agricultura familiar” como o modo de organização das atividades produtivas, de gestão do ambiente e de suporte da vida social nos territórios rurais, assente em explorações agrícolas familiares, sendo estas, por sua vez, definidas como as explorações em que a mão de obra familiar, medida em Unidades de Trabalho Ano (UTA), é superior a 50%. Logo são explorações em que a intervenção do agregado familiar no seu funcionamento é preponderante.
agricultura familiar 2 agricultura familiar 3 Perante estas considerações, torna-se óbvio que a agricultura da Região Autónoma da Madeira (RAM) assenta, maioritariamente, na AF, pois mais de 80% das suas explorações estão enquadradas nos seus pressupostos.

Foi esta a razão porque, ainda em 2014, foi decidido debater a sua situação na RAM numa conferência específica, realizada em maio, a qual contou com vários agentes do sector agrícola e de outros intimamente a ele ligados (como o turismo, o ambiente, a gestão do território, etc.), que se saldou num enorme sucesso, não só pelo público interessado, como pelas conclusões retiradas dos vários debates e exposições. Cabe, também, aqui, referir que este tipo de debates se estendeu a muitas outras zonas do País, tendo-se chegado ao final daquele ano com um maior conhecimento da realidade agrícola nacional e com a perceção da necessidade de levar à prática muitas ilações então retiradas.
agricultura familiar 4

 

agricultura familiar 5

É neste âmbito que, já em 2018, foi publicado o Decreto-Lei n.º 64/2018 de 7 de agosto, que consagra o Estatuto da Agricultura Familiar. Este Estatuto visa vários objetivos, como:

• Reconhecer e distinguir a especificidade da AF nas suas várias dimensões: económica, territorial, social e ambiental;

• Promover políticas públicas adequadas a este estrato social;

• Incentivar e valorizar a produção local e aperfeiçoar os circuitos económicos dos produtos agrícolas;

• Promover uma agricultura sustentada, incentivando a melhoria dos métodos de produção;

• Contribuir para contrariar a, sempre indesejada, desertificação;

• Conferir à AF um valor estratégico a ter em conta na definição de prioridades das políticas agrícolas;

• Promover uma maior equidade na concessão de incentivos e condições de produção.

O citado DL também prevê a criação de uma Comissão Nacional da Agricultura Familiar (CNAF) com competência no acompanhamento da aplicação do diploma, na avaliação anual do funcionamento do regime e elaboração do relatório anual, relativo à sua aplicação. Esta Comissão é presidida pelo Exmo. Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, contando, na sua constituição com diferentes membros de várias áreas governativas, como Finanças, Justiça; Educação, Trabalho e Solidariedade Social, Saúde, Planeamento e Infraestruturas, Economia, Ambiente e Mar, bem como várias outras entidades, como organizações de produtores, de desenvolvimento local, das Associações Nacionais de Municípios e de Freguesias, entre outras. Como é natural, as Regiões Autónomas foram tidas em conta nesta representatividade, estando, também, presentes, nesta Comissão, dois membros (um dos Açores e outro da Madeira) escolhidos pelos respetivos Governos Regionais.

Esta Comissão já reuniu, pela primeira vez, a 14 de dezembro do ano transato. Nesta sessão foi feito um ponto de situação sobre a implementação do DL n.º 64/2018, bem como se debateu o conteúdo da futura Portaria relativa ao procedimento de reconhecimento do Estatuto da agricultura familiar aos agricultores.

Constatou-se que existem muitas matérias em que a RAM tem competências, podendo o Governo Regional proceder a adaptações do DL à Região, considerando as especificidades do sector agrícola madeirense. Noutras matérias, onde o GR não tem esta competência (regime fiscal e de segurança social, por exemplo), concerteza que a Região apresentará propostas concretas, que tenham em conta as características das explorações agrícolas familiares locais e dos seus agricultores, que possam vir a ser tidas em conta nas medidas de incentivo e defesa deste tipo de agricultura.

O primeiro passo está dado, existe suporte político para que o Estatuto de Agricultura Familiar seja uma realidade; há todo um interesse, transversal a todos os elementos envolvidos na Comissão, em propor medidas positivas que salvaguardem a defesa e promoção destas explorações. Mas, para que tudo isto seja uma realidade, há que contar com a colaboração dos agricultores, com os seus conhecimentos, com os seus anseios.

Façamos votos que, daqui a um ano, voltemos aqui, a este boletim informativo, com mais novidades e/ou anunciando novas medidas de apoio à AF, e que o Estatuto que lhe está adstrito seja um sucesso, para bem do sector agrícola regional.

Ricardo Costa
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.