1 1 1 1 1

“Tempos de Hortofruticultura” no Jardim da Serra

termpos hortofruticultura enxertia cerejeira “Tempos de Hortofruticultura” é o nome de uma atividade de caráter agrícola e ambiental promovido anualmente, entre janeiro e fevereiro, pela Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor. O programa deste ano decorrerá, como sempre, em diversos pontos desta freguesia, entre o dia 14 do mês em curso e o dia 15 do próximo mês de fevereiro.

Por conseguinte, durante cerca de um mês, uma equipa de enxertadores da Direção Regional de Agricultura (DRA) procederá à enxertia de árvores de fruto (cerejeiras, macieiras, pereiras e ameixieiras) nos pomares dos agricultores.

As atividades de formação foram programadas para os dias 25 e 26 de janeiro. No primeiro dia, entre as 11 e 12 horas, no jardim do Centro Cívico, será feita pelos técnicos da DRA uma demonstração de enxertia de cerejeiras, destinada aos alunos da EB1/PE do Jardim da Serra. 

 

No dia seguinte, entre as 10 e as 13 horas, na Quinta Leonor, o técnico agrícola Joel Sousa dinamizará uma ação de demonstração de enxertia de árvores de fruto.

Logo após esta ação, a engenheira Aurélia Sena, técnica superior da DRA, orientará uma ação de formação sobre o "Controlo da Armillaria nos Pomares de Cerejeiras". Acrescente-se que esta técnica é responsável por um ensaio que está a decorrer desde o ano 2017 no CDISA Quinta Leonor, denominado “Avaliação de porta-enxertos e possíveis soluções de controlo da doença Armillaria sp. na cultura da cerejeira”.

Estas ações destinam-se aos agricultores e a outras pessoas interessadas. À semelhança daquilo que se verificou nas edições anteriores, não haverá custos para os participantes, nem para os proprietários das árvores que serão enxertadas, sendo os respetivos custos suportados pela Junta de Freguesia, com o apoio da Direção Regional de Agricultura.

A campanha "Tempos de Hortofruticultura" tem como objetivos principais a defesa da paisagem rural, a preservação e a propagação das variedades regionais de árvores de fruto, com especial destaque para a cerejeira.

A presente edição enquadra-se na submedida 10.2 do PRODERAM (Apoio à Conservação e à Utilização e Desenvolvimento Sustentável de Recursos Genéticos da RAM). O projeto constituído no âmbito desta medida tem como parceiros a Universidade da Madeira/GERMOBANCO/ISOPLexis, CDISA Quinta Leonor, a Direção Regional de Agricultura e a Associação de Produtores de Sidra da Região Autónoma da Madeira.

As inscrições para este evento deverão ser efetuadas até ao dia 24 do mês em curso, nas instalações da Junta Freguesia do Jardim da Serra ou através dos seguintes contactos: 291 946 777 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Junta de Freguesia do Jardim da Serra

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.