1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Direção Regional de Agricultura presente no 1.º Fórum Internacional sobre Economia Circular e Oportunidades para o desenvolvimento Bio-económico em ilhas

economia circular1 O ISLANDAP (R + D + I Rumo ao desenvolvimento aquapónico nas Ilhas e na economia circular) é um projeto do programa INTERREG VA MAC 2014-2020 (Programa Operacional de Cooperação Internacional), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Os objetivos do ISLANDAP são:

  • Promoção do I & D & i na produção aquapónica sustentável, adequada às especificidades de cada Região e;
  • Criação de uma rede multidisciplinar de produção primária sustentável com valorização dos biorecursos, da biotecnologia e da educação de economia circular.

O “Primeiro Fórum Internacional sobre Economia Circular e Oportunidades para o desenvolvimento Bio-económico em ilhas” teve lugar nos passados dias 8 e 9 de novembro, no Teatro Auditório Agüimes, em Gran Canárias.

A realização deste fórum proporcionou um encontro internacional entre o setor empresarial, administração pública, pesquisadores e universidades, promoveu o desenvolvimento integral da economia circular e oportunidades de desenvolvimento bio económico das Ilhas Canárias, Madeira e Cabo Verde e gerou relações multidisciplinares de colaboração entre os setores envolvidos.

 

A bioeconomia é a chave para a criação de sinergias e estratégias para a implementação da economia circular (economia restaurativa e regenerativa dos produtos e subprodutos, componentes e materiais na sua maior utilidade por mais tempo possível) como oportunidade de crescimento económico, em detrimento da economia linear (produção e consumo assente numa cadeia de extração de recursos com elevada perda de valor económico e ambiental).

A promoção da economia circular depende da pesquisa, do desenvolvimento e da ligação sólida entre a ciência, a sociedade e as políticas públicas incentivadas pelos setores envolvidos.

Como associada do projeto ISLANDAP e no âmbito da Economia Circular, a Região Autónoma da Madeira apresentou ao Fórum os seguintes temas:

  • «Estratégias para o desenvolvimento da economia circular na Madeira» - Eng.ª Ana Ghira, da Direção Regional de Agricultura/Secretaria Regional de Agricultura e Pescas;
  • «A Sustentabilidade na Indústria Hoteleira - Sustentabilidade no setor hoteleiro; experiências na Madeira» - Dr. Antonio Almeida, da Universidade da Madeira;
  • «Diversificar e integrar o desenvolvimento da economia azul nas ilhas: o caso do arquipélago da Madeira» - Dr. Carlos Andrade, da Direção Regional de Pescas/Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e;
  • «Inovação na produção ecológica e economia circular» - Dr. Andrew Zino, Gerente da Zino Consultoria Madeira.

A Economia Circular é assim apresentada como um estímulo para a competitividade da UE contra a escassez dos recursos, criando oportunidades e fórmulas inovadoras para uma eficiente produção versus consumo.


Ana Ghira
Direção Regional de Agricultura

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.