1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

pepino1O pepino é um planta anual que pertence à família das Curcubitaceae, cujo nome botânico é Cucumis sativus l.

As condições edafoclimáticas ideais para esta cultura são temperatura média entre 18ºC e 22ºC e humidade relativa entre 60% e 85%. A altitude ideal situa-se até aos 600m na costa sul e até aos 200m na costa norte.

Os solos devem evidenciar uma textura média, com boa drenagem e capacidade de retenção de água durante a fase de crescimento bem como entre 2 a 4% de matéria orgânica.

O pepino é pouco tolerante à salinidade e as principais carências são de Fe, Mg e Mn.

A sementeira é feita em placas alveoladas. O tempo de viveiro (desde a sementeira até à plantação) é aproximadamente de 25 dias.

A plantação poderá ser ao ar livre (Primavera/Verão) ou em estufa (ano inteiro), no solo ou fora de solo.

Ao ar livre, a cultura é feita no solo com um espaçamento entre plantas de 50cm e nas entrelinhas de 30cm.

Em estufa, a cultura é feita no solo ou em substrato, farelo ou fibra de coco.

As operações culturais principais são a eliminação dos primeiros rebentos laterais, flores e frutos até aos 30-50 cm, a limpeza das flores como controle entre o número de flores femininas e masculinas, as mondas de frutos, etc.

A cultura do pepino é muito exigente em água. A rega mais utilizada na cultura ao ar livre e em estufa é gota a gota.

A primeira fase é a mais crítica, quando a planta está em crescimento e necessita de maior quantidade de água. A rega é crucial quando o fruto está em formação, porque regas deficientes provocam deformações nos frutos, resultantes da destruição das paredes celulares dos frutos. (fig.1)

A adubação de fundo deverá ser 1:1,5:1. Até aos 50cm de altura, deverá ser uma adubação equilibrada 1:1:1, a partir de quando deverão ser feitas aplicações foliares com sulfato de magnésio.

Em hidroponia, a condutividade eléctrica a utilizar deverá ser 1.4 – 1.6mS até ao vingamento dos primeiros frutos. A seguir, dever-se-á aumentar gradualmente até 1.8 e 2mS em plena produção e até ao final da cultura.

A planta do pepino costuma apresentar alguns problemas com doenças e pragas. As mais comuns são o oídio e a tripes. O oídio poderá ser controlado pelo aumento do compasso entre plantas, de modo a promover o arejamento entre plantas, e aplicações regulares de enxofre.

A colheita ocorre 50 ou 60 dias a partir da plantação. O pepino tem um ciclo cultural de 4 meses ao ar livre e em estufa de 3 meses.

A média de produção ao ar livre é de 8 kg/m2 e em estufa de 15 kg/m2.

Na comercialização do pepino, a forma e o tamanho que atinge o pepino são determinantes e dependem da variedade.

pepinofig1 pepinofig1.1
(fig. 1)  

 

Ana Ghira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.