1 1 1 1 1 Pontuação 3.33 (3 Votos)

agric1A área agrícola é parte integrante do denominado setor primário, que como o nome indica é um setor de base na economia.

Nos chamados países desenvolvidos, como o caso dos Estados Unidos, Canadá, França e muitos outros, é visível que este tecido produtivo goza de grande competitividade, contribuindo para o equilíbrio da balança comercial dos respectivos países (reduzindo o volume de importações e exportando produtos agrícolas).

No entanto, a sua importância ultrapassa os meros aspectos económicos, sendo transversal a outros sectores, tais como o sociocultural e o ambiental.

No sector sociocultural, a manutenção de uma agricultura produtiva contribui para evitar os fenómenos de desertificação rural, fixando a população e preservando um património cultural (tradições e artesanato) o qual está associado há inúmeras gerações à actividade agrícola.

No sector ambiental, a produção conjugada com boas práticas agrícolas previne os fenómenos de erosão, evita o aparecimento de zonas abandonadas propícias à ocorrência de pragas, doenças e fogos, reciclando grande parte dos resíduos provenientes desta actividade e mantendo toda uma envolvência verde de grande impacto paisagístico.

No caso da Região Autónoma da Madeira, em que o principal motor económico actual é o turismo, é fácil constatar que é o ambiente, o clima e a paisagem que "alimentam" esta indústria.

A paisagem rural da Madeira, única no Mundo, caracterizada pelos socalcos e pelo fraccionamento imenso das propriedades, tem um contributo muito significativo para tornar as zonas rurais humanizadas, emprestando uma variedade de cores fantástica resultantes dos ciclos das diferentes culturas, sendo uma imagem que "vende" a região como destino turístico a nível mundial.

O turismo em espaço rural, seja através de unidades de turismo de habitação inseridas em explorações agrícolas, seja através do agro-turismo é um mercado em crescimento acelerado a nível europeu. A utilização de instalações desactivadas em explorações agrícolas para a prática do turismo pode representar um complemento importante da actividade agrícola, resultando na preservação / recuperação de paisagem e ambiente assim como numa mais valia económica para o proprietário.

A manutenção do sector agrícola assume uma importância fundamental a todos os níveis já referidos (fixação da população, económico, sociocultural, ambiental e turístico) sendo estratégica em termos de desenvolvimento sustentável a acção da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural para alicerçar a reestruturação / manutenção do sector agrícola como um sector produtivo e numa perspectiva holística, de grande importância para a região.

Bruno Silveira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.