1 1 1 1 1

ERPASS representada na 11.ª Reunião Anual PortFIR

reuniao portFir 1 O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promoveu nos passados dias 25 e 26 de outubro a 11.ª Reunião Anual PortFIR, com o tema "Partilhar e Cooperar para uma Alimentação Saudável".

Estiveram presentes diversos organismos e entidades do setor alimentar, profissionais de saúde, laboratórios, comunidades científica e académica, indústria alimentar, indústria da distribuição e autarquias.

Nesta reunião, foram debatidas diferentes perspetivas relacionadas com a promoção da alimentação saudável, destacando-se as políticas, estratégias e iniciativas nacionais públicas e privadas, desenvolvidas em cooperação para a melhoria da saúde e bem-estar das populações. Houve ainda espaço para a divulgação de trabalhos de investigação na área da alimentação, nutrição e/ou segurança alimentar.

 

A Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS) marcou presença na 11.ª Reunião Anual PortFIR com uma apresentação das atividades resultantes de um trabalho integrador de diversos saberes disciplinares: a saúde, a educação, a agricultura, a inclusão e assuntos sociais, num compromisso de ações concertadas com um objetivo comum: a promoção de uma alimentação saudável e segura na população da RAM.

A ERPASS parte da evidência que metade das causas de doença e morte no nosso País tem relação direta com a alimentação e a nutrição e como tal propõe como meta melhorar a situação alimentar da população da RAM e prevenir assim o aparecimento de doenças relacionadas com a alimentação.

O compromisso da ERPASS é:

- Desenvolver trabalho intersectorial com parcerias e projetos;

- Melhorar a qualificação e o modo de atuar dos profissionais;

- Vigilância alimentar e nutricional, com a recolha de determinantes alimentares e indicadores do estado nutricional;

- Orientar com o objetivo de melhorar a disponibilidade alimentar e influenciar o meio ambiente e;

- Informar e capacitar o cidadão, aumentando os graus de literacia alimentar e nutricional.

 

Ana Ghira
Secretaria Regional de Agricultura e Pescas/Direção Regional de Agricultura
Carmo Faria
Secretaria Regional da Saúde/IASAÚDE, IP-RAM
ERPASS

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.