1 1 1 1 1

Perspetiva da produção de castanha 2018

producao castanhas2018 foto No Município de Câmara de Lobos, nomeadamente na freguesia do Curral das Freiras, situa-se a maior área de soutos da Região Autónoma da Madeira.

De modo a fazer o ponto de situação da produção de castanha para o ano de 2018, a Direção Regional de Agricultura (DRA), através da Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura (DSDA), não só efetuou observações no terreno, como também consultou os produtores de castanha, tendo verificado que:

- A quantidade de ouriços é visivelmente superior relativamente ao ano transato;

 

- A maturação está um pouco atrasada, no entanto, os “castanheiros do cedo” já vão “largando” alguma castanha;

- Nos sítios mais altos da freguesia, onde existe mais humidade e maior disponibilidade de água, a castanha está mais grada. Para os restantes soutos e “castanheiros da tarde” será necessário mais alguma precipitação para o engrandecimento da castanha;

- Os produtores consideram que a produção para este ano, comparativamente à campanha de 2017, será igual em termos de qualidade e superior em termos de quantidade, entre 20 a 30%;

- Os produtores depositam muita confiança na luta biológica que a Direção Regional de Agricultura tem levado a efeito, com o lançamento do parasitoide (Torymus sinensis), e, de acordo com um dos maiores produtores de castanha da freguesia do Curral das Freiras, este aumento de produção em 2018 poderá ser já um efeito positivo dos referidos lançamentos.

 

Divisão de Assistência Técnica à Agricultura
Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.