1 1 1 1 1

ALERTA
Pimetrozina - não renovação de licença para colocação no mercado

A DGAV informa que foi publicado o Regulamento de execução (UE) 2018/1501 da Comissão de 9 de outubro de 2018 relativo à não renovação da aprovação da substância ativa Pimetrozina (Azometino: inseticida sistémico que atua por contacto e ingestão), em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1107/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo à colocação dos produtos fitofarmacêuticos no mercado.

Na base da decisão comunitária foi comunicado que não é possível excluir uma exposição das águas subterrâneas a um ou mais metabolitos, toxicologicamente relevantes, acima do limite paramétrico para a água potável de 0,1μg/l. Por outro lado, o perfil toxicológico dos metabolitos incluídos na definição de resíduos nos vegetais para efeitos da avaliação do risco não pode ser confirmado e não foi possível finalizar a avaliação do risco para os organismos aquáticos decorrente da exposição a um metabolito, tendo em conta as utilizações representativas consideradas.

Além disso, não foi possível retirar conclusões sobre o potencial de desregulação endócrina da pimetrozina, com base nas informações disponíveis.

O Regulamento entrou em vigor no dia 11 de outubro, sendo que a DGAV irá proceder ao cancelamento das autorizações de venda de produtos fitofarmacêuticos contendo pimetrozina, não podendo estes serem utilizados após a data de 30 de janeiro de 2020.

 

Lembramos a todos agentes envolvidos na comercialização e aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (PF) homologados pela DGAV (com autorização de venda em Portugal), o PF existente no mercado (nome comercial) tendo por base a substância ativa (s,a.) pimetrozina:

- Plenum 50 WG - Autorização de venda n.º 0007, concedida pela DGAV.

- Grânulos dispersíveis em água (WG), com 50% (p/p) de pimetrozina.

Inseticida sistémico, é indicado para o combate a afídeos e mosca branca em citrinos, pessegueiro, culturas hortícolas e morangueiro por aplicação foliar e via água de rega em tomateiro e pimenteiro em estufa.

Fonte: Ofício circular n.º 34/2018 – DGAV - Lisboa, 10 de outubro de 2018

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.