1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A compostagem – Parte II (conclusão)

compostagem conclusaoA humidade

Os valores de humidade devem ser entre 55% e 65% (no início do processo) ou um pouco mais se o material for mais grosseiro e absorvente (palhas, etc.). Teores elevados de humidade podem limitar a utilização de oxigénio pelos microrganismos, originando anaerobiose e produção de maus odores. Por outro lado, baixos teores de humidade levam ao “abrandamento” do processo de decomposição.

O teor de humidade durante o processo tende a decrescer devido à evaporação de água promovida pela temperatura elevada e pelas operações de revolvimento. Por forma a evitar o abrandamento dos processos de decomposição da matéria orgânica deve adicionar-se água sempre que necessário.

Controlo da humidade

Para saber se tem água suficiente deverá apertar um pedaço na mão; se molhar a mão sem escorrer em fio (mas apenas algumas gotas entre os dedos) significa que está bom! Se a mão ficar seca é necessário regar a pilha. Se escorrer (excesso de humidade) é necessário proceder ao reviramento da pilha com o intuito de (re)activar a ação dos microrganismos e desta forma promover a dissipação da água em excesso.

 

O oxigénio

O fornecimento de oxigénio garante as reações de oxidação em compostagem. Inadequados níveis de O2 conduzem ao aparecimento de microorganismos aneróbios, os quais produzem odores desagradáveis e substâncias fitotóxicas. A taxa de difusão do oxigénio depende das características físicas das biomassas, como a porosidade, tamanho das partículas e teor de humidade.

A pilha deve ter 25% a 35% do seu volume em ar. A operação que assegura o arejamento (dá oxigênio e distribui o oxigênio uniformemente na pilha) é o reviramento.

Relação carbono (C)/azoto (N)

Esta relação depende dos materiais usados. De entre os vários elementos necessários para a vida dos microrganismos (atividade e crescimento), o carbono e o azoto são os mais importantes, uma vez que os mesmos utilizam o carbono como fonte de energia e o azoto para a sua multiplicação. Assim, para relações C/N baixas, o carbono disponível é totalmente utilizado sendo que o azoto ficará em excesso e poderá ser perdido como amoníaco causando odores desagradáveis. Para uma relação C/N elevada traduzir-se-á numa compostagem mais lenta, já que os microrganismos levarão mais tempo a consumir o excesso de carbono e a encontrar o azoto necessário para multiplicação dos mesmos. Em resumo, a falta de azoto verificada nestas situações (relação de C/N elevada) limitará o crescimento dos microrganismos resultando numa compostagem mais lenta.

Neste contexto, a relação C/N é um parâmetro importante na preparação das misturas a compostar, sendo que os materiais ricos em carbono, ou seja, em materiais com muita lenhina (materiais secos → palhas, cortes de ramos, etc.) será de esperar uma relação de C/N elevada e nos materiais ricos em azoto (materiais húmidos → estrumes, de animais, folhas verdes, ervas, etc.) uma relação de C/N baixa).

A relação ideal no início da compostagem é de 40 a 60/1 (C/N) que, na prática, corresponde entre três a cinco partes de materiais ricos em carbono para uma parte de materiais ricos em azoto.

(A parte I deste artigo pode ser lida aqui.)

 

Divisão de Agricultura Especializada
Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.