1 1 1 1 1

A compostagem - parte I

compostagem 1

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam os resíduos orgânicos frescos em “composto”, em condições controladas e com o consumo de oxigénio.

A pilha de compostagem deve ser feita alternando camadas de materiais ricos em carbono com materiais ricos em azoto (materiais secos-carbonatados, materiais húmidos-azotados depois e assim sucessivamente), devendo a primeira camada ser sempre composta por materiais ricos em carbono, para que absorva o excesso de água e permita a circulação do ar.

Após a formação de cada uma das camadas, todo o material deve ser regado, de forma a manter a humidade adequada. Finalmente, deve ser colocada uma manta geotêxtil a cobrir a pilha ou, em alternativa, palhas, sendo importante assegurar a entrada do ar e evitar a entrada da água das chuvas. Salienta-se que é aconselhável que a pilha possua 2 a 3 metros de largura e 1,5 metros de altura.

Sendo a compostagem um processo de decomposição, por via aeróbia, dos resíduos orgânicos biodegradáveis (origem animal e vegetal) pela ação dos microrganismos, deve-se assegurar que sejam “criadas” e mantidas as condições favoráveis ao desenvolvimento e à ação dos mesmos.

Existem vários parâmetros físicos e químicos que controlam a atividade dos microrganismos aeróbios mais eficientes na decomposição (os mesófilos e termófilos), nomeadamente:

 

compostagem esquema

- A temperatura do interior da massa dos resíduos

Pelo facto das reações de degradação serem muito intensas na primeira fase do processo, fase ativa (ocorrendo a libertação de calor, CO2 e vapor de água), a temperatura deverá aumentar até 55ºC – 60ºC, no máximo. Para que não ultrapasse este valor, poderá ser necessário efetuar o reviramento da pilha (“arejar a biomassa”). Posteriormente, ocorrerá a fase de arrefecimento, fase de acabamento, que é caracterizada como sendo uma fase lenta e progressiva diminuição da temperatura. Durante esta fase, a biomassa em compostagem perde a fototoxicidade residual e ocorre a síntese de substâncias húmicas.

Para determinar o final do processo, é necessário verificar se a temperatura se mantém constante e próxima da temperatura ambiente e não varia quando se revolve a pilha.

O produto final tem uma coloração castanho escuro. O odor é semelhante ao de terra molhada.

- Controlo da temperatura

Na falta de termómetro, poderá espetar uma barra ou tubo de ferro na pilha e esperar alguns minutos; ao retirar, colocar a mão com cuidado; se a barra estiver quente sem queimar, está bom! Se estiver excessivamente quente, queimando a mão, significa que é necessário proceder ao reviramento da pilha, assim como, se a temperatura estiver muito baixa.

(Dada a extensão do texto, este artigo será concluído no próximo número do DICA.)

 

Divisão de Agricultura Especializada
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.