1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 9 a 15 de outubro (ver quadro), verificaram-se níveis de precipitação consideráveis. O vento fez-se sentir de forma intensa, com rajadas de grande intensidade em alguns locais, condicionando a operações culturais, em particular a aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 24 de outubro), com tendência a agravar-se no final da semana até à próxima terça-feira, ou seja, reserva-nos, em toda a ilha períodos de precipitação e vento moderado a forte em particular na zona leste e costa sul. A norte, e para este período, o IPMA prevê, além de muita nebulosidade, alguma precipitação.

Realizar continuadamente observações às culturas, por forma a detetar precocemente quaisquer sinais ou sintomas de pragas/doenças.

Dadas as previsões de vento e chuva não são recomendados tratamentos fitossanitários.

Aconselhamento técnico

Nesta altura do ano, deveremos prestar atenção às seguintes fruteiras:

Anoneiras

anoneira poda em verde

É adequado nesta época a poda em verde, a qual se realiza quando a maior parte dos ramos do ano tiverem 40 a 50 cm e permite eliminar, os ramos ladrões, os ramos de crescimento do ano que estejam mal localizados, permitindo uma melhor distribuição da luz no interior e na periferia da copa. Facilita o arejamento e melhora a qualidade dos frutos, tudo isto devido ao equilíbrio entre a parte vegetativa e os frutos.

Nesta operação poderemos efetuar em simultâneo a monda de frutos.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Prunóideas

pessegueiro larva lesma

Após a colheita dos frutos e antes da queda das folhas, as prunoídeas das quais pertencem as cerejeiras, ginjeiras, ameixeiras, damasqueiros e pessegueiros, poderão ser atacadas pela larva lesma (Caliroa cerasi L.), a qual se alimenta das folhas impedindo a fotossíntese levando ao enfraquecimento das plantas.
Os meios de controlo, são tratamentos à base de enxofre em pó.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.