1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Atualização de informação sobre o Kraft Advance na cultura da bananeira

A 6 de agosto do corrente ano foi concedida extensão de autorização de colocação no mercado ao produto fitofarmacêutico (PF) Kraft Advance, com a autorização de venda (AV) 1170 para utilizações menores na cultura da bananeira.

A AV deste fitofármaco tem a data de validade de 19 de abril de 2028, podendo ser comercializado até 19 de outubro do mesmo ano e utilizado pelos produtores até 19 de outubro de 2029.

Os produtores devem ter em atenção que está disponível no mercado o mesmo PF, mas com a autorização provisória de venda (APV) 3984. O fitofármaco com a APV 3984 foi cancelado a 14 de abril último, mas pode ser comercializado até 19 de abril de 2019 e aplicado até 19 de abril de 2020.

Considerando que não há razões técnicas que levem a diferenciar o conteúdo destas duas embalagens de KRAFT ADVANCE, a DGAV emitiu um ofício onde autoriza com carácter excecional a utilização do produto rotulado com APV n.º 3 984 até ao esgotamento das existências que foram remetidas para a RAM e que se encontram presentemente na posse dos agricultores.

Relembra-se que todas as aplicações dos PF devem ser obrigatoriamente registadas pelos agricultores que apresentem candidaturas às Ajudas Diretas (Pedido Único).

Para efeitos de controlo, os agricultores que já tenham adquirido ou pretendam adquirir este PF devem solicitar ao operador de venda uma cópia do ofício emitido pela DGAV ou imprimir aqui o documento.

kraft advance presenca de larvas de tripes no cacho de banana foto1 kraft advance presenca de larvas de tripes no cacho de banana foto2
Presença de larvas de tripes no cacho de banana
kraft advance presenca de larvas de tripes no cacho de banana foto3 kraft advance presenca de larvas de tripes no cacho de banana foto4
Presença de ácaros no cacho de banana  
 

Este PF foi autorizado para controlo de tripes e ácaros na cultura da bananeira e tem como substância ativa a abamectina, que atua por contacto e ingestão. Depois da ingestão da abamectina, os insetos e os ácaros ficam paralisados, deixam de se alimentar e acabam por morrer. Embora sejam necessários 3 a 4 dias para se alcançar a máxima mortalidade, as pragas já não estão a provocar danos.

Estas duas pragas podem estar presentes em simultâneo nos cachos e provocam grandes prejuízos, com elevadas perdas de rendimento para o produtor.

Por ser um inseticida acaricida com amplo espectro de ação, para além da cultura da bananeira, pode ser aplicado nas seguintes culturas, conforme se indica na tabela:

kraft advance outras culturas

Para mais informações e/ou esclarecimento de dúvidas, deve contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura (DRA):

- DIA - Divisão de Inovação Agroalimentar
Avenida Arriaga, n.º 21 A, 3.º andar
Funchal
291 204 200
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

- DSDA - Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Caminho das Voltas, n.º 11
Funchal
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
291 211 260

Alexandra Azevedo
Bruno Silveira
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.