1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)
rizomadebananeira

Excisão do meristema apical da soca de

uma canhota

meristemaapical
Meristema apical

A bananeira pertence ao género Musa e à família Musaceae.

As bananas comestíveis desenvolveram-se a partir de espécies do género Musa e as variedades mais cultivadas derivam das espécies Musa balbisiana e Musa acuminata, sendo esta a espécie cultivada na RAM.

O Núcleo Microlab produz plantas de bananeira através de técnicas de cultura in vitro. Estas técnicas consistem em extrair o meristema apical dos rebentos laterais, também designados de canhotas, os quais desenvolvem - se a partir do rizoma da planta adulta.

Cada meristema pode dar origem a milhares de plantas, contudo, produz-se apenas 1000 plantas por meristema, de modo a garantir que as plantas produzidas são idênticas à planta-mãe, ou seja, têm as caraterísticas da espécie e da variedade solicitada pelo cliente.

Os meristemas, depois de extraídos das socas das canhotas, são desinfetados com uma solução de lixívia comercial. Após a desinfeção, os meristemas não são cultivados em terra mas sim em meio de cultura, o qual é composto pelos nutrientes específicos para o desenvolvimento dos mesmos.

No entanto, o meio não é suficiente para os meristemas se desenvolverem e darem origem a plantas de bananeira, pelo que têm que ser mantidos numa sala de cultura, na qual há o controlo da temperatura e da luz. A sala de cultura é programada de modo a manter os meristemas à temperatura diurna e noturna de 27 oC e 25 oC respetivamente, e expostos a 16 horas de luz e 8 de obscuridade, ou seja, imita as condições externas do dia e da noite.

Ao fim de 30 dias aproximadamente, desenvolve-se um rebento de bananeira e gomos axilares. Estes são individualizados e cultivados em meio fresco, os quais dão origem a novos rebentos. Este processo é repetido continuamente até se obter o número de plantas pretendido.

Quando os rebentos estão diferenciados são transferidos para outro meio de cultura para induzir a formação de raízes. Quando as microplantas têm aproximadamente 6 cm de altura são transferidas para a estufa do Centro de Bananicultura, onde se adaptam gradualmente às condições externas. As plantas quando atingem 50 cm de altura são fornecidas aos agricultores.

Anualmente, o Núcleo Microlab produz em média 25.200 plantas de bananeira.

isolamentodemeristemaapicaldebananeira1 estabelecimentoban bananeiraestabelecimentoI
Meristema após a desinfeção

Meristema cultivado no

meio de cultura

Desenvolvimento de um rebento

e gomas axilares

bananeiramultiplicII bananeiraenraizamentoIII fertbananeira2

Desenvolvimento de múltiplos

rebentos

Fase de enraizamento Adaptação das plantas às condições externas

 

Isabel Nunes Freitas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.