1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Segundo os apuramentos meteorológicos de 18 a 24 de setembro (ver quadro), verificou-se que a temperatura se manteve estável, mas com alguma nebulosidade. A intensidade média do vento a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (PF), tendo a especial atenção de não as fazer nas horas mais quentes do dia, uma vez que as altas temperaturas condicionam a aplicação de PF. As regas são de grande importância neste período e devem efetuar-se pela manhã ou à tarde e de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que continuam a indiciar claramente essa necessidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias continuará sem grandes alterações, (até 4 de outubro) aponta para dias de alguma nebulosidade, alternando raramente com dias mais soalheiros.

Manter a monitorização das suas culturas, nomeadamente o Kiwi, particular atenção ao eventual aparecimento de algumas podridões pós-colheita.

Podridão cinzenta do kiwi (Botrytis cinerea)

É um fungo que está na origem da chamada "podridão cinzenta" dos vegetais. A podridão cinzenta (Botrytis cinerea) é um dos principais obstáculos à conservação de longa duração dos kiwis, podendo causar perdas superiores a 50%. O ataque nos frutos manifesta-se apenas alguns meses após a colheita e pode variar conforme os anos e os pomares, sob a influência de fatores como:

- terrenos pesados e mal drenados;

- permanência prolongada do fruto molhado antes da colheita (chuvas outonais);

- sistemas de condução do pomar que dificultam o arejamento dos frutos;

- elevada relação entre azoto e cálcio nos frutos;

- elevado inóculo do fungo;

- colheita precoce;

- tecnologia de conservação incorreta (RSR < 6,5%, refrigeração imediata (sem curing), elevada concentração de CO2 na câmara).

Sintomas

kiwi podridao 1 kiwi podridao 2
 Podridões pós-colheita em kiwi

Os tecidos atacados apresentam cor verde mais escura que os sãos e pode aparecer o característico micélio e esporulação (“bolor”) do fungo na superfície do fruto. A polpa torna-se verde escura e de consistência mole e aquosa, com as margens da parte afetada bem definidas em relação à parte ainda sã do fruto.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Os sintomas não são visíveis no pomar, mas apenas após um mês de conservação na câmara, a partir do polo peduncular do fruto. A infeção dá-se pelas lesões, sobretudo provocadas na colheita, mas também através de todas as micro-lesões causadas por práticas incorretas de laboração pós-colheita (ferimentos na casca e polpa, choques, compressão dos frutos em recipientes demasiado cheios).

Proteção

Têm grande influência na prevenção e controlo da Botrytis as práticas culturais - irrigação, fertilização e sobretudo a poda.

Deve-se proceder a podas em verde, a fim de obter um melhor arejamento, iluminação e exposição dos frutos ao sol.

Tratamentos do pomar com fungicidas anti-botrytis têm-se mostrado pouco eficazes, além de serem de difícil execução. É mais eficaz a imersão dos frutos em caldas fungicidas antes da entrada na câmara frigorífica.

O retardamento do início da refrigeração por 24 a 72 horas, à temperatura de 12 a 18 ºC, seguida de um gradual abaixamento da temperatura na câmara, induz a resistência dos frutos à infeção pela Botrytis. Esta técnica designada por curing, pode ser complementada pela imersão dos frutos em caldas fungicidas à entrada da câmara frigorífica.

Além da Botrytis, outros fungos podem desenvolver-se e causar perdas durante o período de conservação na câmara - Phialophora, Penicillium, Botryosphaeria, Phomopsis.

Medidas preventivas

Medidas essenciais para reduzir os problemas causados pela Botrytis e outros fungos durante a conservação:

- Rejeição dos frutos muito maduros;

- os cuidados na colheita e pós-colheita (seleção, calibragem), evitando ferimentos e lesões nos frutos;

- manter condições de conservação adequadas (temperatura, humidade e ventilação das câmaras frigoríficas).

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.