1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Sistema Valorfito - sistema integrado de gestão de embalagens e resíduos em agricultura

embalagens vazias1

Num esforço conjunto da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e da Secretaria Regional de Ambiente e Recursos Naturais, foi implementado o designado Sistema “Valorfito” - Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens de Produtos Fitofarmacêuticos, Biocidas de controlo de animais prejudiciais e Biocidas de proteção da madeira e Sementes destinadas a utilização profissional, na Região (oficializado com a publicação do Despacho n.º 456/2017, de 8 de novembro.

Tratando-se de um dos vários sistemas de recolha seletiva de resíduos que existem no nosso país, é também da responsabilidade de todos, agricultores, estabelecimentos de venda, empresas de aplicação e entidades públicas, colaborar na minimização do impacto deste tipo de embalagens na saúde humana, animal e meio ambiente.

Numa parceria com a Direção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente e em estreita colaboração com a empresa concessionária do Sistema, a Sigeru, Lda, a Direção Regional de Agricultura está a entregar os sacos ValorFito, próprios para este tipo de embalagens, junto dos agricultores.

Tratando-se de uma contribuição para a dinamização do Sistema ValorFito na Região, os sacos encontram-se disponíveis para entrega somente em alguns serviços da Direção Regional de Agricultura, nomeadamente na Rede de Centros de Abastecimento Produtos Agrícolas (Funchal, Santana, Santa, Prazeres e Canhas), nos serviços da Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura e junto dos formandos que frequentam as ações de formação em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos.

Para além destes locais, podem os senhores agricultores solicitar os sacos ValorFito juntos dos principais estabelecimentos de distribuição de produtos fitofarmacêuticos, nomeadamente:

  • Madagro - Câmara de Lobos;
  • Cooperativa Agrícola do Funchal (CAF) - São Martinho (Funchal)
  • SoloFértil - Parque Industrial da Cancela
  • Figueira & Freitas – Campo da Barca (Funchal)
  • Venda Agrícola – Viveiros (Funchal)
  • FertilRam – Ponta do Sol (Vila).
 

Para além destas entidades privadas, a Câmara Municipal de São Vicente também aderiu à rede Valorfito, tornando-se num ponto de retoma, logo, podem depositar os sacos cheios com embalagens vazias e levantar um novo saco.

Os estabelecimentos de venda de produtos fitofarmacêuticos, vulgo “grémios”, são elementos chave no Sistema ValorFito, dada a sua proximidade os agricultores. De facto, o sucesso do Sistema depende em muito da adesão dos estabelecimentos à rede de Pontos de Retoma ValorFito, pelo que se apela à sua adesão, que pode ser feita por via eletrónica, consultando a página eletrónica da ValorFito - http://www.valorfito.com/index.php.

Para os senhores agricultores que queiram saber onde podem entregar os sacos Valorfito cheios, devem consultar o mesmo site e verificar onde são os pontos de retoma do seu concelho.

Em nome do bem-estar de todos nós e das gerações vindouras é nossa responsabilidade dar um fim adequado às embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos.

Conselhos práticos para uma entrega correta destas embalagens:

- Entregue as suas embalagens vazias de FITOFARMACÊUTICOS (pesticidas) no saco ValorFito (não utilize outro);

- As embalagens de plástico (rígidas) devem estar bem lavadas e escorridas (sempre que isso seja recomendado no rótulo), TRIPLA LAVAGEM;

- Não coloque embalagens que tenham RESTOS de PRODUTO no saco;

- Coloque apenas embalagens vazias de Fitofarmacêuticos (pesticidas) no saco ValorFito (não deite outro tipo de lixo);

- Só entregue o saco ValorFito quando estiver cheio.


Marco Canha
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.