1 1 1 1 1

O PERVEMAC II e a realização das Jornadas Técnicas de Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar

Jornadas Tecnicas PERVEMAC CARTAZ O PERVEMAC II, na continuidade do anterior PERVEMAC, é um projeto de cooperação na Investigação e Desenvolvimento sobre o impacto dos resíduos de pesticidas, micotoxinas e metais pesados presentes nos produtos vegetais na saúde dos consumidores da região da Macaronésia e é cofinanciado por recursos FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação Territorial INTERREG V entre Portugal – Espanha, MAC 2014-2020.

O PERVEMAC II compreende quatro fases:

i) Programa de monitorização, amostragem e análise dos resíduos;

ii) Identificação dos perigos com base no estudo estatístico dos resultados da fase anterior;

iii) avaliação do risco com base nos dados nutricionais de cada região;

iv) desenvolvimento de estratégias para minorar os perigos, o projeto pretende desencadear efeitos multiplicativos conducentes à diminuição da dependência alimentar do exterior, valorizando os produtos das ilhas, através do fomento de uma agricultura sustentável e de uma dieta saudável, defendendo a população fixa e flutuante destas regiões da exposição a produtos importados que mostraram, no projeto antecessor, um grau de contaminação muito superior ao dos produtos locais.

 

O projeto aprovado, orçamentado em 1 934 125,59€ possui uma comparticipação FEDER de 85%, que será distribuída pelos diferentes sócios envolvidos.

Por parte das Canárias, e para além do beneficiário principal - Gestión del Medio Rural (GMR), estão envolvidas o Gobierno de Canárias (através da Direccion General de Agricultura e da Direccion General de Salud Pública), o Instituto Tecnológico de Canarias (ITC), a Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPG) e a Universidad de La Laguna (ULL).

Por parte da Portugal, participam a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Madeira e a Universidade dos Açores.

A participação de Cabo Verde envolve quatro sócios: o Ministério da Agricultura e Ambiente (através da Direção Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária), o Instituto Nacional de Saúde Pública, a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA).

Neste âmbito, realiza-se amanhã, dia 20 de setembro, no auditório da SRAP, no 5.º piso do Edifício Golden Gate, no Funchal, as Jornadas Técnicas de Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar, com intervenções de entidades da Madeira, Açores e Canárias e da Direção Geral de Alimentação e Veterinária do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

O programa completo das Jornadas pode ser consultado aqui.

A entrada é livre, mas condicionada à lotação do auditório.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.