1 1 1 1 1

4.º Simpósio Nacional de Fruticultura, de 29 a 30 de novembro, na Universidade do Algarve

simposio fruticultura cartaz O 4.º Simpósio Nacional de Fruticultura vai realizar-se de 29 e 30 de novembro de 2018, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, com a organização a ser liderada pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH).

De acordo com a organização, em conjunto com o COTHN – Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a Universidade do Algarve, a Amar Terra, a MeditBio e a IAAS Portugal, a agricultura portuguesa “tem sido dada como um exemplo, devido à forma como resistiu durante os anos de profunda crise económica” nos últimos anos.

E adianta que a “recuperação a que o País assiste tem contado com um importante contributo da agricultura e particularmente do sector frutícola, com especial destaque para a produção de pomóideas, prunóideas e citrinos”.

Diversificação de frutos

A produção de frutos tem aumentado em quantidade e tem se diversificado, com o desenvolvimento de culturas frutícolas que, em alguns casos, não existiam no País ou não tinham expressão económica, acrescenta a mesma fonte.

 

“Neste contexto, tem tido especial destaque a fruticultura do Algarve, onde ocorreu nos últimos anos uma grande renovação dos pomares de citrinos, um aumento exponencial da área de abacateiro e uma autêntica explosão na produção de framboesas”, frisa a organização do Simpósio.

A par disso, dizem, outras produções frutícolas como o dióspiro, a romã, o figo, etc, têm sido objeto de novos investimentos, em muitos casos, com “carácter bastante inovador”.

Realça ainda a organização do IV Simpósio Nacional de Fruticultura que também no Alentejo se tem observado um grande crescimento da fruticultura, associado às novas áreas de regadio e a investimentos vultuosos por parte de empresas nacionais e estrangeiras.

A introdução de novas tecnologias, com maior grau de mecanização e automatização, tem sido uma característica comum nas duas regiões.

Expansão da fruticultura nacional

“É neste clima de expansão da fruticultura nacional, com grande expressão no sul do país, que o 4.º Simpósio Nacional de Fruticultura se irá realizar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, em Faro, nos dias 29 e 30 de Novembro de 2018”, diz a organização.

E sublinha ainda que se trata de um evento nacional, cuja realização no Algarve “permitirá dar uma visão mais completa da dinâmica da fruticultura da região e do vizinho Alentejo, sem esquecer o contexto nacional”.

Para obter mais informações sobre o Simpósio clique aqui.

Fonte: Portal “Agricultura e Mar Actual”; notícia de 5 de setembro de 2018

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.